Cultura

Juíza Laura Scalldaferri lança livro direito à morte digna, dia 21

O lançamento acontece na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, em Salvador, a partir das 19h30.
Amab ,  Salvador | 14/08/2013 às 09:05
Juiza Laura Scaldaferri tem lançamento na Saraiva, iguatemi, dia 21, a partir das 19h
Foto: DIV
A juíza Laura Scalldaferri, titular da 18ª Vara Cível de Salvador, lançará, no dia 21 de agosto, o livro “Pensar o final e honrar a vida: Direito à morte digna”. A obra é resultado da dissertação de mestrado da autora, apresentada à Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2011, e integra a coleção Professor Agostinho Alvim. O lançamento acontece na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, em Salvador, a partir das 19h30.

O livro debate o “direito de morrer”, como os que defendem a morte assistida preferem chamar a eutanásia, investigando a existência desse direito e discutindo a legitimidade da interrupção da própria vida como forma de salvaguardar a dignidade humana. 

O texto aborda questões como os avanços da ciência e da medicina, que permitiram o aumento da longevidade, as mudanças culturais que transformaram o modo como cada grupo compreende a morte, bem como princípios legais expressos na Constituição Federal que amparam o direito à vida e à dignidade humana.

Segundo a autora, ao tratar de tema tão polêmico, a obra não pretende fazer apologia da morte. A proposta do debate é defender a vida. “O livro apresenta pontos de vista distintos sobre um tema repleto de matizes. Intenta-se defender a vida, desde que essa seja digna da pessoa. Caso contrário, abre-se espaço para a morte digna como possibilidade de escolha”, explica Laura.

 

SERVIÇO

Lançamento do livro “Pensar o final e honrar a vida: Direito à morte digna”

Autora: Laura Scalldaferri Pessoa, juíza da 18ª Vara Cível de Salvador

Local: Livraria Saraiva, Shopping Iguatemi, 3º piso

Data: 21 de agosto, às 19h30