Cultura

MINISTRA da Cultura lança programa para capacitação de jovens negros

Ministra da Cultura, Mara Suplicy, está na Bahia
Secom , Salvador | 18/07/2013 às 17:03
Governador Wagner, Capinam e Marta Suplicy no Muncab
Foto: Mateus Pereira
O governador Jaques Wagner e a ministra Marta Suplicy lançaram, hoje à tarde (18), no Palácio Rio Branco, na Praça Thomé de Souza, o Edital Núcleo de Formação de Agente de Cultura da Juventude Negra – Nufac, para a seleção de 10 propostas de entidades visando à realização de curso de formação profissional de 1.200 jovens de baixa renda de todo o País nos próximos 12 meses.

 Serão investidos R$ 4 milhões provenientes do Fundo Nacional de Cultura no projeto. O objetivo é formar agentes de cultura para atuar na qualificação profissional de jovens negros das classes de baixa renda nas áreas de esporte e cultura.

Na oportunidade, foi assinado, ainda, protocolo de intenções entre a Fundação Cultural Palmares e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano para o mapeamento de manifestações artísticas e culturais afrobrasileiras da Região Nordeste.

Mais cedo, o governador Wagner visitou o Museu Nacional de Cultura Afrobrasileira – Muncab, na Rua do Tesouro, no Centro Histórico de Salvador, concebido para ser um centro nacional de pesquisa e referência da cultura afrobrasileira. O Muncab integra o projeto de renovação da política cultural do Ministério da Cultura e conta com o apoio do governo do Estado da Bahia.

Logo mais, às 19 horas, o governador participa da homenagem aos 90 anos de Mário Cravo Jr, com o descerramento de escultura de autoria de Luiz Tourinho, que registrará o nome da Sala de Arte Contemporânea do Palacete das Artes, no bairro da Graça, como “Sala de Arte Contemporânea Mário Cravo Jr”. O escritor e escultor Mario Cravo é uma referência da primeira geração de modernistas da Bahia (anos 1940 e 1950). Tem obras em diversos espaços públicos de Salvador e no acervo de diversas instituições internacionais, como em Nova York e São Petersburgo, na Rússia.