Cultura

Arquivo Público Municipal expõe fotos históricas de Itabuna, dia 22

A mostra está sendo organizada pela Secretaria de Administração e será aberta à visitação pública na sede Arquivo Público no térreo do Espaço Cultural Josué Brandão, no bairro da Conceição
Decom , Itabuna | 08/07/2013 às 16:09
Mostra vai mostrar a história de Itabuna em fotos
Foto: Wilson Oliveira
O Arquivo Público Municipal da Prefeitura de Itabuna abrirá, no próximo dia 22, uma exposição de fotos históricas do município, como parte das comemorações do aniversário da cidade que no dia 28 de julho completa 103 anos de emancipação político-administrativa.

            A mostra está sendo organizada pela Secretaria de Administração e será aberta à visitação pública na sede Arquivo Público no térreo do Espaço Cultural Josué Brandão, no bairro da Conceição. Durante toda a semana que antecede os festejos de aniversário da cidade, o público terá oportunidade de conhecer importantes fatos históricos do Município por meio de um acervo de fotos, incluindo os primeiros habitantes entre eles Frei Ludovico de Livorno e os desbravadores Félix Severino do Amor Divino e Firmino Alves e também intendentes e prefeitos.

            Além de fotos, também estarão em exposição as publicações do Diário Oficial do Município, inclusive as primeiras leis criadas pelo primeiro intendente  Olintho Leone. A mostra fotográfica contém ainda o registro em preto e branco das grandes enchentes de 1964 e de 1968, a primeira ponte e a primeira escola construídas em Itabuna, além de grandes educadores grapiúnas que ajudaram a fazer a história

            Ainda dentro da programação haverá o lançamento da segunda edição do livro “Indexação das Leis e Atos Oficiais do Município – 1932 a 2013”.  O livro traz os atos oficiais publicados no Jornal Oficial de Itabuna. Os atos também estão publicados on-line e disponibilizados ao público no site oficial da prefeitura: www.itabuna.ba.gov.br.

            A secretária de Administração, Mariana Alcântara, lembra que o Arquivo Público Municipal é mantido pela prefeitura, sendo o local onde está guardada parte da memória do município. “É uma importante ferramenta de consulta para pesquisadores, estudantes das redes pública e particular de ensino e para a própria população, além de visitantes que desejarem conhecer um pouco mais da história e do povo grapiúna.

            Para Mariana, o resgate dos fatos históricos, desde a fundação do Município de Itabuna em 28 de julho de 1910, aos dias atuais é importante para as futuras gerações conhecerem um pouco da saga de gente vinda do sertão nordestino, particularmente de Sergipe, e de outras zonas do mundo como o Oriente Médio, a exemplo de sírio, libaneses e turcos que construíram famílias e patrimônio, como retratado na obra ficcional de Jorge Amado. O Arquivo Público fica aberto ao público das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira.