Cultura

Show de Carlos Pitta e espetáculos infanto-juvenis no Pelourinho, hoy

Show de Carlos Pitta e espetáculos infanto-juvenis estão entre os atrativos desse sábado (29, dia de São Pedro, no Pelourinho
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/06/2013 às 08:27
São João da Bahia é no Pelô
Foto:
O cantor e compositor Carlos Pitta sobe ao palco principal do São João da Bahia neste sábado (29), animando o São Pedro de baianos e turistas que estiverem no Pelourinho. A festa, iniciada no último dia 20, segue até domingo (30), com muita animação para quem optou por passar os festejos juninos em Salvador.

O artista feirense, que se popularizou com o lançamento do disco Feliz, de 1988, com participações de músicos como Dominguinhos e Carlinhos Brown, tem em seus trabalhos uma mostra de informações da vivência pop com a tradicional combinação da sanfona, zabumba e triângulo. Certeza que vai rolar arrasta-pé dos bons, a partir das 20h, no Largo do Terreiro de Jesus.

Das 22h à 0h, o comando passa para João Sereno, baiano de Juazeiro que, apaixonado por forró, não vai deixar ninguém parado. À 0h30, a sanfona vai tocar nas mãos do sanfoneiro Cicinho de Assis, de Senhor do Bonfim, que já fez parte da banda de Gilberto Gil, chegando a participar do disco Eu, Tu, Eles. Ligado à cultura nordestina, com um trabalho voltado para o forró pé de serra, o artista é garantia de que, no penúltimo dia da maior festa regional do país, não vai faltar alegria.

O clima junino se espalha pelos largos e praças do Pelô, em uma programação diversificada, promovida pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e Bahiatursa, que une grandes nomes do cenário musical, muito forró, apresentações de quadrilhas juninas e esquetes de espetáculos infanto-juvenis, dentre outros atrativos.

Outro ponto para um bom arrastar de chinelas é o Largo do Pelourinho. No local, a festa continua com Ton Ton Flores, às 20h, seguida de Acarajé com Camarão (22h30 à 0h) e Rosa Bahiana (0h30 às 2h).

No Largo Tereza Batista, Frutos Nordestinos e Neném do Acordeom fazem o chão levantar poeira a partir das 21h. E o arrasta-pé segue no Largo Quincas Berro D’Água, com Trio Vzeiro e Farofa D’água se revezando no palco, a partir das 21h.

Enquanto a Banda Forró no Kilo (21h às 23h) e Khatia Rios (23h30 à 1h30) colocam o público do Largo Pedro Archanjo para dançar, o acordeom ecoa também no Cruzeiro de São Francisco, no Espaço na Sala de Reboco, que promove o encontro de trios de forró pé de serra. A partir das 21h, o som fica por conta dos grupos Capricho e Tenilson Gonzaga e Sua Gente.  

Já na Praça das Artes o público infanto-juvenil tem sua vez, com o Arraiazinho das Artes, partir das 16 horas.  A programação conta com várias atividades envolvendo produção, criação e formação artística, com foco no resgate e valorização da cultura.