Cultura

Jau e Cabeça de Nós Todos no aniversário de Serrinha, próximo dia 13

Veja o que acontecerá em Serrinha
Lab da Noticia , Serrinha | 04/06/2013 às 19:55
Jau é uma das atrações
Foto: Lab da Noticia
Até o dia 16 de junho a cidade de Serrinha respira uma intensa programação esportiva e musical. A cidade que fica na zona do sisal, comemora seus 137 anos e terá uma intensa programação que inclui shows de Jau e Cabeça de Nós Todos, além do Premier Fight League, evento internacional de MMA, que acontecerá pela primeira vez no Brasil.

Batizada de capital baiana do esporte e da cultura, Serrinha comemorará seu aniversário em grande estilo.  Um encontro de artes marciais foi programado para o dia 6 de junho. Lutas como judô, karatê, muai tai, capoeira e boxe serão apresentadas a população. No dia 9, acontece a final do Campeonato Serrinhense de Futebol e uma corrida de cavalo.

Nova sinalização da cidade será inaugurada no dia 11 de junho. No dia 12 de junho, terá a primeira grade musical. Jau, Dandaluna e Dendaley comandarão a festa de 137 anos da cidade. No dia, Jau apresenta seu show rodeado de sucessos como “Café com pão”, “Amar é bom”, “Flores da Favela” e a mais recente “Amanda”.

O dia do aniversário da cidade, 13, acontece o desfile cívico pela manhã. À noite, mais música. Balachic e Sintonia Bahia animam o público local. O evento também contará Cabeça de Nós Todos. A banda, que é um grupo de parceria entre os novos músicos e compositores baianos, trará ao show a participação de Jú Moraes.

No dia seguinte um evento internacional será o destaque da cidade. Pela primeira vez virá ao Brasil o Premier Fight League é um evento internacional de MMA. Esta é a 8ª edição do evento, as anteriores aconteceram em Miami, nos Estados Unidos, com grande sucesso. Para o evento estará presentes nomes como Amanda Nunes, Vitor Delgado, Nina Asaroff e Miguel Restreto.

Serrinha – Os indíos da nação Cariri foram os primeiros habitantes desta cidade que fica na região nordeste do estado da Bahia, a 170 Km de Salvador. A cidade destaca-se por sua hospitalidade. A colonização da cidade é datada de 1715, com a chegada do Bernardo da Silva.

Umas das primeiras construções da cidade foi a capela de Senhora Santana. A capela era filiada a freguesia de São João de Água Fria. Nesse tempo o povoado já possuía 16 casas cobertas de telhas e servia de pousada para visitantes, comerciantes e lojas de tropeiros que se destinavam ao Rio São Francisco.

Em 1 de junho de 1838, a lei número 67 criou o Distrito de Paz de Serrinha e levou a capela à categoria, com paróquia própria, pelo Arcebispo D. Romualdo Antônio Seixas. Em 24 de outubro de 1763 foi nomeado capelão o Padre Antônio Manuel de Oliveira. A igreja Matriz de Serrinha foi concluída em 1780. Pela Lei Provincial número 1.069 de 13 de junho de 1876, foi o Arraial de Serrinha elevado à categoria de Vila e criado o Município de Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos, sendo inaugurado a 11 de janeiro de 1877.

A instalação solene da cidade ocorreu em 30 de agosto de 1891 segundo consta a ata do Conselho Municipal de Serrinha do referido dia. Mais de um século decorrido do município de Serrinha vai avançando no seu crescimento e desenvolvimento.