Cultura

CAMAÇARI: 30 alunas participam seletiva para Ballet Bolshoi no Brasil

Aconteceu nesta sexta-feira, na Cidade do Saber, em Camaçari
Decom , Camaçari | 31/05/2013 às 20:16
Muita atenção e nervosismo na hora do teste
Foto: Nelinho Oliveira

À tarde de hoje (31/05) foi de muito nervosismo e expectativa para cerca de 30 alunas da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro que participaram da pré-seletiva da conceituada Escola de Ballet do Bolshoi no Brasil, com sede em Joinville, Santa Catarina. 

A seletiva aconteceu na quadra poliesportiva da Cidade do Saber e o resultado será divulgado logo mais, por volta das 20h, após a apresentação do espetáculo do solo, duo, trio e conjunto clássico livre juvenil e adulto e apresentação de Diego Cunha. 

Com idades entre 10 e 11 anos, as candidatas foram submetidas à avaliação feita por um júri composto pela fisioterapeuta Polyana Cristine e pelo ex-aluno e professor de balé do Teatro Bolshoi, Maikon Golini, responsável pela audição que verificou postura, flexibilidade, trabalho de corpo, ponta, abertura do quadril e biótipo das alunas.
De acordo com a coordenadora de Cultura e Arte da Cidade do Saber, Debora Bitencourt, a equipe do Bolshoi comentou que o tipo físico das alunas é muito bom e a cada ano que passa fica mais difícil fazer a seleção.

Para o ex-aluno e professor da Escola Bolshoi, Maikon Golini, o principal requisito para ser selecionada é o amor à dança, mas requisitos como a estrutura física e a parte artísticas também são importantes e o conjunto dos fatores é fundamental para a classificação.

Cristiano e Juliana Rocha, pais de Anna Clara Pinheiro, falaram da expectativa que alimentam em relação à filha que chegou à final no ano passado, mas não conseguiu se classificar. “Somos privilegiados por termos a oportunidade de correr atrás dos sonhos de Anna. Só temos a agradecer pelo trabalho de inclusão social que a Prefeitura do Município tem feito em Camaçari”. Decidida, Anna Clara Pinheiro, 9 anos, declarou que não conseguiu passar na fase final no ano passado, mas “este ano estou confiante para disputar por uma das vagas na Escola do Bolshoi”.

Antes da pré-seleção os pais das alunas participaram de uma reunião com a equipe de Escola de Teatro do Bolshoi, para receberem explicações sobre o processo seletivo e as etapas seguintes para os classificados para  a fase final, prevista para acontecer nos dias 18 e 19 de outubro, na cidade de Joinville (SC).

Desde a primeira edição do Ballace em Camaçari sete jovens do Município foram selecionados para estudar na escola de Teatro Bolshoi. Atualmente, cinco jovens de Camaçari estão na cidade catarinense, mantidos pela Prefeitura de Camaçari, para continuar o estudo de balé iniciado na Cidade do Saber.

BALLACE
 
Durante a programação do Ballace, que acontece até domingo (02/06), ocasião em que serão feitas as premiações especiais, a Setur (Secretaria do Turismo), que montou um stand na Cidade do Saber, realiza a distribuição de revistas que apresentam o Caminho dos Setes Paraísos e mostram a beleza do Litoral Norte do Município.
Amanhã (01/06), haverá ainda a apresentação cultural com o grupo Espermacete de Barra do Pojuca  e o repentista Bule Bule. A iniciativa visa divulgar o Município para os visitantes que participam do evento nacional de balé.