Cultura

Cerimônia para Oxóssi, Cabeça de Boi, na data de Corpus Christi

Da programação, consta uma missa na igreja de Governador Mangabeira em louvor a São Jorge
Alzira Costa , Cachoeira | 29/05/2013 às 14:44
Evento acontece em Governador Mangabeira
Foto: AC
CACHOEIRA - Cerimônia realizada no dia de Corpus Christi, para Oxóssi pelo Povo de Santo do ketu. No Recôncavo, a cerimônia é mantida pelo terreiro fundado por Manoel Cerqueira Amorim(Nezinho do Portão), zelado pela yalorixá Mãe Cacho, no bairro do Portão, em Governador Mangabeira. 

Da programação, consta uma missa na igreja de Governador Mangabeira em louvor a São Jorge. Enquanto isso, em Cachoeira, um grupo de mulheres ligadas ao terreiro preparam o fundamento do axé para Oxóssi. Elas saem em cortejo do local onde a oferenda foi preparada e seguem de carro até Governador Mangabeira. Naquela cidade, se encontram com parte do Povo de Santo que assiste a missa para São Jorge. Após a missa, todos rumam para terreiro, em carreata. No terreiro, um grupo entra com uma imagem de São Jorge entoando cânticos católicos. As mulheres que carregam a oferenda da Cabeça de Boi, entram logo em seguida, dando início ao ritual do candomblé. 

Após as obrigações, todos os presentes participam de um farto café com variado cardápio de iguarias típicas a exemplo de cuscuz, bolinho de estudante, bolos, beijus, mingaus, lelê, etc. É cerimônia com muito axé. Estarei lá com toda humildade para reverenciar Oxóssi. Riquezas de um baú de mistérios de uma nação chamada Recôncavo Baiano.