Cultura

PALACETE DAS ARTES promove circuito "cinema e arquitetura" em abril

Veja programa abaixo e participe. Entrada franca.
Suzana Serravale , Salvador | 02/04/2013 às 16:25
Cinema e arquitetura na telinha
Foto: DIV
A partir de quarta-feira, dia 3 de abril  o Palacete das Artes promove na sua sede, na rua da Graça, o circuito Cinema e Arquitetura,  apresentando clássicos do cinema  como Vontade Indômita , de King Vidor e Metrópolis, de Fritz Lang (1926)  entre  nove  películas de longa duração , escolhidas pelo idealizador do projeto, Raimundo Chagas, ex- dirigente do TCA, atualmente coordenando esse projeto no Palacete das Artes,  mestre em arquitetura e apaixonado pela sétima arte. O circuito se estende até o dia 30 de abril com entrada gratuita.

Raimundo Chagas explica que o projeto Cinema e Arquitetura realizado pelo Palacete das Artes  é dirigido aos cinéfilos amantes da arte, paisagistas e arquitetos  e lança um olhar para a  arquitetura presente  em quase todos os filmes envolvendo seus personagens. Quando o diretor de arte ou o cenógrafo escolhe a casa ou o apartamento de algum personagem – diz Raimundo - ele naturalmente pesquisa  muito a respeito das cidades,  da classe social, dos cenários da época, hábitos ,  etc…

 Muitos filmes – prossegue -utilizaram a arquitetura ou arquitetos como personagens, algumas vezes servindo como assunto para a discussão de outros temas. Podemos assim, encontrar várias relações entre o cinema e a arquitetura que passaremos a discutir e comentar ao longo da programação de abril no Cinema no Palacete.

Dentre os filmes selecionados, “Vontade Indômita” não disponível em DVD no Brasil, será exibido em cópia rara com legendas eletrônicas em português. Pelo fato de ser um filme pioneiro em que um arquiteto e sua arquitetura são os reais temas do filme, sua apresentação é fundamental em uma mostra como esta.  


PROGRAMAÇÃO:

Os filmes serão exibidos no andar térreo do Palacete das Artes à rua da Graça 284, das 17h às 19h. com entrada franca. Confira abaixo a programação :

Dia 03 de abril: Metrópolis, de Fritz Lang. Alemanha, 1926
Dia 05 de abril: Vontade Indômita, de King Vidor. EUA, 1948
Dia 10 de abril: Lar, Meu Tormento, de H. C. Potter. EUA, 1948
Dia 12 de abril: A Barriga Do Arquiteto, de Peter Greenaway. Inglaterra, 1987
Dia 17 de abril: Meu Tio, de Jacques Tati. França, 1958
Dia 19 de abril: A Arquitetura Da Destruição, de Peter Cohen. Suécia, 1992
Dia 24 de abril: O Homem Ao Lado, de M. Cohn e G. Duprat. Argentina, 2009
Dia 26 de abril: O Nono Mandamento, de Richard Quine. EUA, 1960
Dia 30 de abril: Playtime, de Jacques Tati. França, 1967

SERVIÇO:

O QUE : Cinema e Arquitetura

Onde: Palacete das Artes, rua da Graça, 284 – Graça –

Realização: Palacete das Artes/ Dimus/IPAC/Secult/BA