Cultura

ALMANDRADE expõe gravuras, pinturas e múltiplos em Curitiba

Almandrade (gravuras, pinturas e múltiplos*)
**curador Lincoln Reis * Studio R. Krieger Galeria de Arte * Abertura 24 de marçode 2013 às 10h. *R. Jaime Reis, 30 Curitiba, Pr.
Stúdio R Krieger , Curitiba | 23/03/2013 às 09:20
Um dos trabalhos de Almandrade expostos no Studio R Krieger
Foto: DIV
A exposição com lançamento álbum de gravuras é a primeira individual do
artista em Curitiba representa uma síntese do trabalho desenvolvido por
Almandrade, dentro de princípios e critérios que vêm direcionando sua opção
estética por quase quatro décadas. -*“Pensei em elementarismo,
despojamento, abecedarismo geométricos mas acabei por optar pela ideia do
nudismo abstrato, para tentar caracterizar a postura e a impostação de
Almandrade ante suas criações e criaturas sígnicas que hesitam entre a bi e
a tridimensionalidade, em duas ou três cores, em duas ou três texturas”
(*Décio Pignatari*, 1995). - A coerência e o rigor em lidar com diferentes
suportes, fazem de Almandrade, um pensador que se utiliza desses suportes
para produzir reflexões, um autêntico representante de uma geração que
surgiu na década de 1970.


 A proposta artística de Almandrade convida o espectador a pensar sobre a
própria natureza da arte. Depois da passar pelo concretismo e arte
conceitual nos anos 70, seu trabalho prossegue na busca de uma linguagem
singular, limpa, com um vocabulário gráfico sintético. Aparentemente frias,
suas construções estéticas impressionam pelo rigor e pela leveza de suas
concepções, marcadas pelo exercício de um saber ao lidar com formas, cores,
a matéria e o conceito. Provocam emoções variadas conforme o ponto de vista
do observador. Que ninguém duvide: a economia de elementos e de dados não
se dá por acaso, configura uma opção estética, inteiramente coerente com a
tendência a síntese, ao traço essencial, ao quase vestígio. Um nada, cuja
gênese reside na totalidade absoluta. Assim também é a sua poesia.


 Na série e no álbum de gravuras o editor e curador da mostra Lincoln Reis foi
o responsável pela seleção, com um olhar atencioso e comprometido em registrar
um processo de trabalho, mesmo que sintético, direcionou para uma seleção
de desenhos e pinturas realizadas entre as décadas de 1970 e 2013, desenhos
em preto e branco cujos originais foram danificados devido as condições que
foram expostas numa Salvador ainda provinciana, que rejeitava a arte
contemporânea, trabalhos que se perderam no circuito da arte correio dos
anos de 1970 e outros recentes.


 O trabalho de Almandrade, tanto pictórico quanto linguístico, vem se
impondo, ao longo de todos esses anos, como um lugar de reflexão, solitário
e à margem do cenário cultural baiano. Depois dos primeiros ensaios
figurativos, no início da década de 70, conquistando uma Menção Honrosa no
I Salão Estudantil, em 1972, sua pesquisa plástica se encaminha para o
abstracionismo geométrico e para a arte conceitual. Como poeta, mantém
contato com a poesia concreta e o poema/processo, produzindo uma série de
poemas visuais. Com um estudo mais rigoroso do construtivismo e da Arte
Conceitual, sua arte se desenvolve entre a geometria e o conceito. Desenhos
em preto-e-branco, objetos e projetos de instalações, essencialmente
cerebrais, calcados num procedimento primoroso de tratar questões práticas
e conceituais, marcam a produção deste artista na segunda metade da década
de 70.


 Redescobre a cor no começo dos anos 80 e os trabalhos, quer sejam pinturas
ou objetos e esculturas, ganham uma dimensão lúdica, sem perder a coerência
e a capacidade de divertir com inteligência.



 --------------------------------------------------------------------------

*Almandrade é o nome artístico de Antonio Luiz M. Andrade, Artista
plástico, poeta, arquiteto com mestrado em Urbanismo, pela Escola de
Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, é considerado pela crítica
como um pioneiro da arte contemporânea da Bahia., participou de importantes
mostras nacionais e internacionais como Bienal de São Paulo.
Experimentalista assumido, Almandrade vem se comprometendo com a pesquisa
de linguagens artísticas desde l972, onde ora se envolve com as artes
plásticas, ora com a literatura. Poeta da arte e artista da poesia.
Realizou mais de **trinta** exposições individuais em várias capitais,
autor do livro de poesia “Arquitetura de Algodão”, “**Escritos sobre Arte”
e “Malabarismo das Pedras” (poesia)**. É um dos principais divulgadores e
crítico da arte contemporânea no Brasil. Ou melhor, um defensor da arte
como instrumento de pensamento e não entretenimento. *


 Almandrade* *(Antônio Luiz M. Andrade)

Artista plástico, arquiteto, mestre em desenho urbano e poeta. Participou
de várias mostras coletivas, entre elas: XII, XIII e XVI Bienal de São
Paulo; "Em Busca da Essência" - mostra especial da XIX Bienal de São Paulo;
IV Salão Nacional; Universo do Futebol (MAM/Rio); Feira Nacional (S.Paulo;
II Salão Paulista, I Exposição Internacional de Escultura Efêmeras
(Fortaleza); I Salão Baiano; II Salão Nacional; Menção honrosa no I Salão
Estudantil em 1972. Integrou coletivas de poemas visuais, multimeios e
projetos de instalações no Brasil e exterior. Um dos criadores do Grupo de
Estudos de Linguagem da Bahia que editou a revista "Semiótica" em 1974.
Realizou cerca de vinte exposições individuais em Salvador, Recife, Rio de
Janeiro, Brasília e São Paulo entre 1975 e 1997; escreveu em vários jornais
e revistas especializados sobre arte, arquitetura e urbanismo. Prêmios nos
concursos de projetos para obras de artes plásticas do Museu de Arte
Moderna da Bahia, 1981/82. Prêmio Fundarte no XXXIX Salão de Artes
Plásticas de Pernambuco em 1986. Editou os livretos de poesias e/ou
trabalhos visuais: "O Sacrifício do Sentido", "Obscuridades do Riso",
"Poemas", "Suor Noturno" e Arquitetura de Algodão". Prêmio Copene de
cultura e arte, 1997. Tem trabalhos em vários acervos particulares e
públicos, como: Museu de Arte Moderna da Bahia e Pinacoteca Municipal de
São Paulo, Museu da Cidade (Salvador), Museu Afro (São Paulo), Museu de
Arte do Rio Grande do Sul).