Cultura

Prefeito ACM Neto assina termo de cooperação com Ministério da Cultura

O secretário do Ministério da Cultura destacou que um dos benefícios da reintegração ao sistema, além da qualificação da gestão cultural,
Agecom , Salvador | 19/03/2013 às 10:23
Assinatura do termo de cooperação com a Prefeitura do Salvador
Foto: Valter Pontes
O prefeito ACM Neto recebeu hoje (18), no Palácio Thomé de Souza, o secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, João Roberto Peixe, para a assinatura de um termo de cooperação para incluir Salvador no sistema nacional do setor. Através do termo, a Prefeitura se compromete em qualificar a gestão cultural, permitindo, em contrapartida, agilidade na transferência de recursos federais.

“Temos um desafio de natureza orçamentária porque historicamente não houve o compromisso com o setor cultural. Se é grave a condição financeira para o setor, é mais grave ainda o problema de gestão, e foi por isso que decidi blindar a cultura das influências políticas. A nossa primeira tarefa é arrumar a casa, mas em 2014, quando vamos ter nosso próprio orçamento, a cultura terá outro nível de importância. A assinatura para a implantação do sistema é o primeiro passo”, afirmou o prefeito durante a reunião.

O secretário do Ministério da Cultura destacou que um dos benefícios da reintegração ao sistema, além da qualificação da gestão cultural, é a possibilidade de aferir melhor os resultados dos investimentos feitos em cultura. E como a transferência de recursos federais para o setor acontece de fundo a fundo, o sistema permite que o município esteja apto para receber investimentos.

Estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Desenvolvimento, Cultura e Turismo, Guilherme Bellintani, o presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),