Cultura

SERTÕES de Euclides da Cunha têm expo de xilogravuras em Petrolina

O evento vai movimentar o município de 5 a 14 de março com oficinas, bate papo, lançamento de livros e shows de artistas, a exemplo de Xangai, João Sereno, Chico Pedrosa e Maciel Melo
Cias Comunicação , da redação em Salvador | 28/02/2013 às 19:52
Beleza de Xilo do autor GA
Foto: Gabriel Arcanjo

A exposição de xilogravuras Os Sertões de Euclides da Cunha, do artista plástico Gabriel Arcanjo será uma das atrações do I Encontro de Educação e Cordel de Petrolina. O evento vai movimentar o município de 5 a 14 de março com oficinas, bate papo, lançamento de livros e shows de artistas, a exemplo de Xangai, João Sereno, Chico Pedrosa e Maciel Melo. Com a abertura marcada para o próximo dia 13 às 19h no Sesc Petrolina, a exposição vai mostrar em 20 xilogravuras inéditas a Guerra de Canudos, a partir da ótica do maior livro – reportagem já feito em língua portuguesa, segundo muitos pesquisadores. Seguindo o roteiro do livro, Gabriel Arcanjo utiliza seu esculpir para traduzir A Terra, O Homem e A Luta, os três capítulos da clássica obra. 

Na oportunidade será montado também um espaço para mostra de alguns cordéis produzidos nas oficinas realizadas nas escolas estaduais do município e no Sesc Petrolina, além do lançamento de alguns livros de poetas da região. Segundo o coordenador do I Encontro de Educação e Cordel de Petrolina, o poeta e cantador Maviael Melo, depois da abertura da exposição o público poderá conferir às 21h uma  cantoria com Marcone Melo, Celo Costa, Xangai e a participação especial do poeta Chico Pedrosa.

Realizado pela Entre Versos e Canções e o Sesc Petrolina, com apoio da GRE e a chancela do Ministério da Cultura na programação dos  Micro Projetos do São Francisco, o I Encontro de Educação e Cordel de Petrolina prossegue às 14h do dia 14 – Dia Nacional da Poesia com um bate papo sobre Educação, Cordel e Cidadania, tendo como debatedores os professores Cosme Santos, Genivaldo Nascimento e Josemar Pinzoh, com a mediação da professora Socorro Lacerda. Na seqüência, às 21h os poetas e cantadores Maviael Melo e João Sereno encerram o Encontro fazendo uma apresentação cultural com a participação especial do “Caboclo Sonhador” Maciel Melo.