Cultura

EDUFBA sugere livro Pagodes Baianos como o livro do mês de fevereiro

A obra entende as letras das músicas de pagode produzidas na Bahia nas duas últimas décadas c
Tasso Franco , da redação em Salvador | 01/02/2013 às 11:14
Veja a sugestão da Edufba
Foto:
 Fevereiro é o mês do Carnaval, e estando o pagode baiano inserido nas festas de Salvador, a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) apresenta como Livro do Mês a obra Pagodes baianos: entrelaçando sons, corpos e letras, de Clebemilton Nascimento. Durante todo o mês de fevereiro ela pode ser adquirida com 20% de desconto nas livrarias EDUFBA.

         A obra entende as letras das músicas de pagode produzidas na Bahia nas duas últimas décadas como espaços de produção de significados sociais, e é a partir delas que o autor analisa de que forma as relações de poder entre homens e mulheres estão sendo forjadas e representadas nos discursos produzidos. Constatando que a imagem feminina no pagode baiano é sempre construída a partir do olhar masculino, o livro também traz a sexualidade como um fator determinante da mudança social na contemporaneidade.

         Harmonia do Samba, Parangolé, Psirico e Black Style são algumas das bandas com composições problematizadas nesta obra. O objetivo é analisar como o pagode baiano se insere na cultura contemporânea, bem como a potencialidade de internalização do discurso das letras dessas músicas na formação do público adepto e como isso pode se refletir na prática social.

 Serviço

O quê: Livro do Mês EDUFBA – Fevereiro de 2013

Quando: durante todo o mês de fevereiro de 2013

Livrarias EDUFBA: Posto 1 – Campus Canela; Posto 2 – Campus Ondina; Posto 3 – Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO)

Preço especial do livro: R$ 20,00