Cultura

Parceria com NEOJIBA inova programação da Rádio Vida FM 106,1

Rádio Vida FM é a única das 29 Rádios FM de Salvador com enfoque na música de concerto
FRENTE & VERSO ,  Salvador | 26/01/2013 às 11:38
Neojibá Orquestra Sinfônica
Foto: DIV
Em outubro de 2012 o Programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) assumiu a programação da Rádio Vida FM 106,1, uma emissora da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela. A Rádio Vida FM 106,1 oferece uma proposta inédita de programação e conteúdo especializado: no ar desde 2011, ela é a primeira e única rádio da Bahia dedicada à música de concerto.

Na época, foi iniciada uma parceria para apoio parcial do NEOJIBA na programação. A partir de outubro de 2012, o NEOJIBA passou a assumir integralmente a programação da emissora, da qual participam também jovens aprendizes do programa. Agora com o NEOJIBA, a nova grade de programas conta com uma produção local, além da transmissão de programas da Rádio Cultura FM de São Paulo. Com o slogan, “O som que faz a diferença”, a Rádio Vida FM é a única das 29 Rádios FM de Salvador que enfoca a música de concerto.

Eduardo Torres, coordenador pedagógico do NEOJIBA e supervisor musical da Rádio Vida FM, comemora o início da parceria: “Salvador já vive desde os últimos anos um importante momento de revitalização da música de concerto, mas fora dos teatros e das apresentações ao vivo, o público não tinha ainda outro canal para conhecer e ouvir mais, aumentando assim seu interesse por este gênero. A difusão é importante não apenas pela qualidade das obras apresentadas, mas por uma questão de direito à diversidade cultural. Todo cidadão tem o direito de ter acesso à música de concerto. A nossa oferta é inédita e muito importante para o público de música de concerto de Salvador”.

Na programação é transmitida a Faixa NEOJIBA - diariamente às 10h30 com reprise às 18h30. A Faixa apresenta obras comentadas, além de bate-papos com convidados, que falam de suas carreias e vivências musicais, comandados pela jornalista Renata D’Urso, que também é produtora do NEOJIBA. “Na Faixa NEOJIBA nós falamos de música de concerto da forma mais variada possível, transitando pelos diversos aspectos. Já entrevistamos grandes nomes locais, representantes da OSBA e da UFBA e grandes nomes nacionais como o pianista Arnaldo Cohen e o regente Isaac Karabtchevsky. Os convidados são pautados também a partir dos concertos que acontecem em Salvador”, explica Renata.

O flautista baiano Lucas Robatto foi um dos primeiros entrevistados e comemora o início da parceira entre o NEOJIBA e a Rádio Vida: “Esta é uma ação coordenada maravilhosa, que está inserida dentro de um contexto muito mais amplo e rico do que apenas uma rádio. É um verdadeiro projeto educacional e artístico, que preenche uma lacuna existente no estado e envolve todas as instituições e pessoas ligadas à música de concerto na Bahia”, enfatiza. No verão, a Faixa NEOJIBA apresenta os melhores programas produzidos desde outubro e retorna com entrevistas e conteúdo inédito no dia 18 de fevereiro. Outro programa produzido pelo NEOJIBA é o Musical 106, que apresenta obras completas de compositores famosos diariamente às 21h.

Além da produção local, a Rádio Vida FM traz para Salvador com exclusividade 8 programas da Rádio Cultura FM de São Paulo, como o Pianíssimo, apresentado por Gilberto Tinetti. “Esta parceria entre a Rádio Cultura FM de São Paulo e o NEOJIBA é muito importante, porque além da Rádio Vida estar sendo a difusora da nossa programação, oferece a oportunidade de refinar o gosto musical e de ampliar o repertório da Bahia, quebrando o paradigma de que os baianos só gostam de ouvir Axé”, explica o coordenador da Rádio Cultura FM de São Paulo, Eduardo Weber.

Desde outubro, a Rádio subiu duas posições no ranking de audiência das rádios de Salvador, divulgado pelo IBOPE em dezembro. Os resultados positivos já registrados confirmam o interesse do público soteropolitano pela musica de concerto. De acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal Correio*/Instituto Futura, publicada em agosto de 2012, a música de concerto passou a ter mais representatividade e visibilidade em Salvador. Apreciada por 6,3% dos entrevistados, o gênero ficou em 3º lugar no gosto geral popular, à frente do samba (4%) e do pop rock (3%).

 

Saiba mais sobre a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela

Nascida a 19 de dezembro de 1987, a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, é responsável pela Rádio Vida FM 106,1 e pela Radio Excelsior AM, que completou em 2012 seus 70 anos de fundação. A Fundação é presidida pelo Arcebispo de Salvador, Dom Lucas Moreira Neves, assistido por um Conselho Consultivo e um Conselho Fiscal. Com essa estrutura a Fundação contribuiu para a construção de escolas creches, centros comunitários, ambulatórios médicos e centros educacionais destinados às crianças com dificuldade de aprendizagem. Quer seja apoiando as atividades desenvolvidas nessas unidades ou mantendo convênios com instituições sociais mundialmente reconhecidas, a F.D.A continua investindo em programas imprescindíveis à qualidade de vida das comunidades carentes.