A Jorge Silva Cia. de Dança continua com a apresentação da coreografia “Em Breve, espaço curto de tempo” durante os dias 04 e 05, 11 e 12, 18 e 19 de Janeiro de 2013, sempre às 19h, na quadra do Colégio Estadual Dona Leonor Calmon, que fica próximo a rótula da feirinha de Cajazeiras X. O evento é gratuito e faz parte da finalização do projeto que tem o mesmo nome do espetáculo.
A iniciativa, fruto do Edital Setorial de Dança, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, durante o ano passado, possibilitou que adultos e jovens da comunidade de Cajazeiras envolvidos com a dança, participassem de uma qualificação profissional, com o coreógrafo Jorge Silva, atividade esta, iniciada em outubro de 2012 e que terá continuidade durante o ano de 2013, mesmo com término do projeto “Em Breve, espaço curto de tempo”. “Aqui existe mais de 50 grupos artísticos que trabalham de forma independente, se aproximar dessas pessoas, multiplicar um pouco da minha experiência, apontar caminhos de profissionalização e capacitá-las é muito gratificante, afinal, eu também vim do gueto”, pontua.
Para o diretor do Colégio Estadual Dona Leonor Calmon, Nathan Marreiro, as oficinas de dança em cajazeiras representam uma descentralização da formação artística. “Trabalhos como este não podem ficar só no Centro da cidade, precisam adentrar todas as comunidades para fomentar o trabalho já existente nelas e alfabetizar artisticamente não só quem faz, mas também a sociedade civil que assisti”, ressalta Marreiro que é poeta e se formou em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Silva contou que a coreografia “Em Breve, espaço curto de tempo” é um trabalho de dança contemporânea, construído com base nas dificuldades diárias que os cidadãos têm, para ascender e conquistar novas oportunidades de desenvolvimento social. Segundo ele, o barro, as cordas, a água, os sacos de areia e os 7 bailarinos que figuram as cenas do espetáculo, transpõe de maneira performática as vivências adversas do cotidiano.
Festival – Em parceria com a Jorge Silva Cia. de Dança, a produtora Cena 8 e RM produções realizarão, nos mesmos dias e horários o Festival - Tabuleiro da Dança – Periferia em Cena, uma iniciativa que tem o objetivo de mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos grupos artísticos de Cajazeiras e adjacências.