Cultura

FUNDAÇÃO FRANCESA COPIA PROGRAMA INTERNO CONSUMO CONSCIENTE DA UNIFACS

Vide
| 15/04/2009 às 15:36
  A Fundação France Libertés, dirigida pela ex-primeira dama da França Danielle Miterrand, está implantando um programa inspirado no Programa Interno de Consumo Consciente da Unifacs (PICC).

  Durante sua visita à Bahia esta semana, Danielle Miterrand  se reunirá com todos os membros do PICC para conhecer a comissão de monitoramento. O encontro será nesta sexta (17), às 15h, no gabinete do reitor Manuel Barros. Na ocasião, serão apresentadas as métricas do programa, sua metodologia de implantação, os ganhos obtidos ao longo desses 3 anos de programa e os projetos em andamento, a exemplo do Brechó Eco-Solidário.


O PICC vem sendo desenvolvido desde 2006 pela Unifacs com o objetivo de contribuir  para a sensibilização da comunidade acadêmica face à urgente necessidade  de redução do aquecimento global através da mudança das práticas de consumo. Esse programa de Extensão Universitária propõe a mobilização dentro da própria instituição, para, através de estudantes, professores e funcionários mais conscientes de seu papel como consumidores, influenciar de maneira mais ampla na sociedade.
 
COORDENAÇÃO

O PICC é coordenado pela Adjuntoria de Extensão Comunitária em parceria com uma Comissão de Monitoramento do programa, nomeada oficialmente pelo Reitor. Esta Comissão é constituída por professores, funcionários e estudantes motivados por uma consciência ambiental desenvolvida e com disposição para atuar voluntariamente.

 A Comissão desenvolveu, como o apoio do setor administrativo da Universidade, a metodologia de controle per capita do consumo e negociou com a direção da Unifacs o compromisso de que os recursos economizados com a mudança de comportamento e diminuição do desperdício iriam para um Fundo para o Consumo Consciente, propiciando  investimentos para diminuir ainda mais o consumo e o impacto ambiental da atividade acadêmica.


Nestes três anos de atividades os resultados são expressivos em termos de diminuição continuada de consumo per capita de energia, água, papel, tonner e cartuchos para impressora, copos e toalhas descartáveis. O programa foi reconhecido pelo Fórum Nacional de Extensão das Instituições de Ensino Particulares, que o tornou modelo divulgado nacionalmente.

A Fundação France Libertes, dirigida por Danielle Miterrand (viúva do presidente francês, François Mitterrand), adotou a mesma metodologia do PICC, e, em visita ao Brasil em abril, quis visitar a Unifacs e conhecer aqueles que se dedicam ao desenvolvimento do programa.