Cultura

GOVERNO FAZ CAMPANHA PUBLICITÁRIA SOBRE POLÍCIA E OUTRAS REALIZAÇÕES

Vide comentário
| 21/07/2008 às 17:24
Uma das peças puiblicitárias veiculadas pela Agecom dá números do Topa (Foto/BJá)
Foto:
  O governo do Estado além de ter entregue nesta segunda-feira, 21, às polícias Civil e Militar 201 viaturas está com uma campanha no rádio e na TV sobre sua atuação em defesa dos baianos, assustados com crescentes índices de violência no Estado, sobretudo na Região Metropolitana de Salvador. 

  Um comercial está sendo veículado na TV com depoimentos de policiais contendo alguns dados sobre o combate ao crime, em peça tipo testemunhal que, se não convence a população porque os índices de violência só têm aumentado, ultimamente, pelo menos é uma iniciativa da Agecom visando fazer o contra-ponto com a mídia jornalística.

  Nada mal. O governo deveria até aumentar a intensidade de veículação do filmete na TV (como aliás está fazendo no rádio, veículo cuja midia é mais barata) e até produzir outros. Há verba para isso e a máxima descrita por Chacrinha há decênios é verdadeira: quem não se comunica, se trumbica.

  A avaliação revelada pela A Tarde/Vox Populi sobre o governo Wagner é baixa, baixissima e não chega sequer a 25%, de bom/ótimo, o que significa que tem muito que andar ou então vai ficar a ver navios.

  A Agecom também está divulgando outros feitos do governo com peças em outdoors, na capital e no interior, difundindo os programas que considera os que já têm resultados palpáveis, caso do Topa e seu projeto de alfabetização.

  Segundo uma fonte do BahiaJá, das pouquíssimas que tem no governo, a determinação a partir de agora é ser mais agressivo, do ponto de vista da gestão e da divulgação de suas realizações. O que, aliás, já era tempo de ser feito.

  Se o governo for esperar maturar alguns dos seus projeto vai assistir o tempo passar e não capitalizá-los, fracionadamente. O Topa, por exemplo, prevê alfabetizar 1 milhão de pessoas, mas, se 170 mil já sabem ler e escrever, tá na hora de divulgar, como está acontecendo.

  Neste último final de semana, o governo deu um tremendo azar. Depois de anunciar a entrega das 201 viaturas para a Polícia, no meio da semana passada, fato que ocorreu hoje, foram registradas 50 entradas de pessoas baleadas no HGE com mais de 25 mortos e duas chacinas, entre a última sexta-feira e hoje.

  O trabalho é imenso e a cúpula da SSP se vira nos 30. Trabalha como pode, mas, as ações têm sido ineficientes. A cidade mudou, a Bahia mudou e a Polícia também precisa mudar. Se modernizar, copiar o que está sendo feito em outros estados (São Paulo, MG) e países (Estados Unidos, Colômbia), para ser mais eficaz.

   A cúpula e a base da Polícia trabalham feito uns condenados, mas os resultados são inexpressivos para a dimensão do que está acontecendo. Ou mexe radicalmente nessa estrutura ou a popularidade de Wagner vai ficar onde se encontra, hoje, com 22% de ótimo/bom.