Cultura

CORINGA COLOCA BATMAN COMO COADJUVANTE NO CAVALEIRO DAS TREVAS

Vide
| 17/07/2008 às 10:02
Heath Ledger, morto em janeiro deste ano, no papel de Coringa, sexta nos cinemas (F/Div)
Foto:
 Em Batman - O Cavaleiro das Trevas, segundo longa do lendário personagem dos quadrinhos dirigido por Christopher Nolan (Batman Begins, 2005), o destaque fica por conta do vilão Coringa, interpretado por Heath Ledger (Brokeback Moutain, 2006), que morreu em janeiro deste ano aos 28 anos após uma overdose acidental de medicamentos. O filme, que chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira, foi o último finalizado pelo ator.

  Quem guardou a imagem do Coringa brincalhão na pele de Jack Nicholson em Batman, 1989, de Tim Burton, irá se deparar com um personagem mais psicótico, agressivo e assustador.


  O roteiro do longa mostra o surgimento de Coringa na trama e sua escalada ao topo do crime de Gotham City, usando justamente estas características para persuadir e dominar a cúpula da máfia que domina a cidade.


  Ledger não economiza em tiques nervosos, como lamber os lábios, expressões exageradas e risadas descontraladas para dar o tom sombrio proposto pela nova versão do personagem.

O Coringa construído pelo ator australiano por muitas vezes pode lembrar Alex, protagonista de Laranja Mecânica (1971), vivido por Malcolm McDowell no filme de Stanley Kubrick.

Nesta continuação, o homem-morcego (Christian Bale), continua sua jornada para reestabelecer a ordem da corrompida Ghotam City ao lado do tenente Gordon (Gary Oldman). Além de Coringa, o protagonista enfrenta conflitos com sua amiga de infância Rachel Dawes (Maggie Gyllenhaal) e o promotor Harvey Dent/Duas Caras (Aaron Eckhart), que se mostra favorável ao bem da cidade e ganha confiança de Batman como aliado.

Humor
Se por um lado o personagem de Heath Ledger propõe um lado mais sombrio, a continuação de Batman Begins abre mais espaço para o humor com tiradas sarcásticas e rápidas. Principalmente na primeira metade do filme, a trama proporciona diversas piadas e comentários irônicos.

Na maior parte do longa, este setor fica encarregado pelo mordomo Alfred (Michael Caine) e o braço direito do protagonista, Lucius Fox (Morgan Freeman).

Rostos novos
As novidades ficam por conta do aparecimento de Aaron Eckhart (Obrigado por Fumar, 2006) no papel de Harvey Dent/Duas Caras e Maggie Gyllenhaal (Mais Estranho que a Ficção, 2006).

Eckhart aparece bem no papel do promotor de Gotham City, como um "segundo herói" da trama. Já Maggie assume o papel de Dawes, que era de Katie Holmes em Batman Begins. Katie, que chegou a ser confirmada para o papel nesta continuação, acabou recusando o papel alegando falta de tempo em sua agenda.