Cultura

JAPÃO VISTO PELAS LENTES DE PIERRE VERGER, NA QUINTA-FEIRA, NA CAIXA

Vale a pena conferir
| 09/07/2008 às 15:08

Será inaugurada, no próximo dia 10, 20h, a Exposição "Japão de Pierre Verger Anos 30, em Salvador, no Conjunto Cultural da Caixa - Carlos Gomes. A exposição faz parte comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil.

A Exposição " O Japão de Pierre Verger anos 30", contará com fotos que, em sua maioria, ainda são inéditas do grande público e fazem parte do resultado de uma viagem realizada por Pierre Verger, em 1934, a primeira, como fotógrafo profissional. Verger iniciou-se na fotografia em 1932 e após uma viagem de um ano e meio pela Polinésia, confirmou o seu entusiasmo pela arte de fotografar. 

A produção fotográfica da viagem a Polinésia foi parar nas mãos do diretor do Jornal "France Soir" que acabou contratando-o para acompanhar o escritor Marc Chadourne e o repórter Jules Sauerwein na cobertura de uma matéria ao redor do mundo. Verger atravessou o Oceano Atlântico, visitou os Estados Unidos, em seguida, atravessando o Pacífico, visitou o Japão, a China, Filipinas e  voltou para Europa passando pelos portos da Índia e o Canal de Suez.


Nas fotos que estarão no Conjunto Cultural da Caixa-Salvador, será possível identificar temáticas que se tornariam clássicas ao longo de seu trabalho como: as cenas de mercado, barcos e marinheiros, cenas de rua, ambulantes, retratos. Mas também outras temáticas raras como as fotos das gueixas que parecem posar para o fotografo.

Durante quatro semanas Verger visitou e retratou Tóquio, Kyoto e Nara, além de registrar os passageiros e a tripulação do navio Tatsuta Maru durante a sua travessia pelo Pacífico.