Cultura

LÍDICE DA MATA DEFENDE CACHOEIRA PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA HUMANIDADE

Aconteceu hoje
| 25/06/2008 às 18:42
A deputada federal, Lídice da Mata (PSB), defendeu durante a sessão solene, em homenagem ao 25 de Junho na Câmara dos Vereadores de Cachoeira, o desejo dos cachoeiranos de tombar a cidade como Patrimônio Histórico da Humanidade.

Falando como oradora oficial da festa, para um plenário lotado, a deputada destacou o valioso acervo cultural e imaterial da cidade," como requisitos mais do que suficientes para essa aspiração da população". Natural de cachoeira e defensora da valorização das manifestações populares e históricas, Lídice da Mata, disse que o reconhecimento pela Unesco dará mais visibilidade nacional e internacional a cidade.
 
"O turismo é, comprovadamente, em todo o mundo, uma atividade geradora de emprego e renda. Sem dúvida, o tombamento de Cachoeira como Patrimônio Cultural da Humanidade dará mais visibilidade nacional e internacional à cidade que será beneficiada com o incremento do fluxo turístico", afirmou.

CAPITAL

Emocionada com a inédita transferência simbólica da Capital da Bahia para a "Heróica" cidade, a deputada agradeceu ao governador Jaques Wagner, pelo justo reconhecimento à memória de todos àqueles que bravamente lutaram pela Independência do Brasil.
 
A Deputada lembrou, ainda, em seu discurso, os ilustres cachoeiranos que de maneira singular ajudam a escrever a história moderna e contemporânea de Cachoeira. Citou a Irmandade da Boa Morte que é única no mundo pelos seus aspectos de gênero e raça, além do sincretismo presente no culto aos orixás e á devoção de Nossa Senhora da Boa Morte.

"Anualmente na primeira quinzena de agosto, uma longa e intensa programação de eventos públicos, promovidos pela irmandade, atrai para cachoeira turistas e pesquisadores de outras estados e de várias partes do mundo interessados em conhecer esta singular manifestação afró- católica, cujo momento culminante do calendário da festa, é a procissão de Nossa Senhora da Boa Morte."
 
Destacou também os avanços econômicos e sociais da cidade a partir dos investimentos dos governos Federal e Estadual, após anos de estagnação econômica e política. Entre as conquistas está a Universidade do Recôncavo com sede na localidade, que tem ajudado na dinamização cultural e produção acadêmica na Região.

Informou que no próximo dia 18 de agosto entrarão em funcionamento os novos cursos de Ciências Sociais, Cinema além do curso de Serviço Social, o primeiro de uma universidade pública na Bahia. De acordo com a deputada esses novos concursos estão permitindo a presença na cidade de renomados professores, nas artes, de comunicação e das ciências humanas, da Bahia e do Brasil, e citou o recém concursado Sergio Mattos, que se soma aos outros já consagrados mestres e doutores da UFRB. Entretanto, observou que apesar dessas conquistas, os cursos ainda estão instalados em espaços improvisados, provocando insatisfação dos estudantes."

No dia 11 de junho passado, em plenário na Câmara dos Deputados, apelei ao Ministro da Cultura, Gilberto Gil, para que fosse agilizada a conclusão do quarteirão Leite Alves, apelo que reitero desta tribuna , para que os cursos funcionem em espaços mais adequados,." assinalou.