Cultura

SEBASTIÃO NERY DIZ QUE AMÉRICO VESPÚCIO FOI UM GRANDE LADRÃO

Aconteceu hoje
| 31/03/2008 às 20:15
  Ainda em comemorção aos 459 da cidade do Salvador, foi realizada no Salão Nobre do Museu da Santa Casa de Misericórdia, às 17h desta segunda-feira, 31, a palestra "Savador: história e suas histórias", comandada pelo jornalista Sebastião Nery, que mostrou um lado desconhecido de importantes figuras da nossa história.
  
   Nery, além de contar sobre fatos engraçados das descobertas da América e do Brasil, desmistificou personagens históricos como Américo Vespúcio "primeiro banqueiro ladrão que roubou um continente inteiro", Mendes Sá "um corrupto traficante" e até sobrou para Thomé de Souza que, segundo ele, "só teve um comportamento ético nos primeiros três anos no Brasil".

     "Existem vários mitos sobre os baianos. Muitos dizem que eles se acham. Eles devem se achar mesmo pois possuem uma peculiar mistura racial e cultural que não pode ser vista em nenhum outro lugar do mundo", afimou o jornalista.
   
     O evento contou ainda com as presenças de personalidades como o provedor do evento Álvaro Lemos, o pré-candidato a prefeitura Antônio Imabassay, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho Roberto Pessoa, e o Rei Momo magro Clarindo Silva.