Bahia

ARACI É INUNDADA NOVAMENTE E AS PROMESSAS DO GOV FICARAM SÓ NO PAPEL

Em menos de três meses Araci sofre a segunda inundação e gestão municipal faz socorros paliativos e só
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/02/2026 às 19:45
A foto é da PMA da última cheia, o drama de hoje, piorou
Foto: PMA
     A chuva que atingiu Araci na tarde desta sexta-feira (20/02) provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. Entre as áreas mais afetadas estão o Lameirinho, local já conhecido pelo histórico de acúmulo de água e a região do PSF do Coqueiro, onde moradores registraram ruas tomadas pela enxurrada. 

     Segundo a Voz No Campo o volume intenso em curto espaço de tempo causou transtornos e reacendeu o alerta entre famílias que vivem em áreas consideradas vulneráveis. Moradores relatam que o problema se repete sempre que há chuvas mais fortes, evidenciando a necessidade de melhorias no sistema de drenagem urbana.

   A situação traz à memória o temporal do dia 19 de novembro de 2025, quando diversos bairros ficaram alagados e várias famílias ficaram desabrigadas, marcando um dos episódios mais críticos recentes no município. Segundo o Climatempo, a previsão é de continuidade das chuvas pelos próximos 15 dias, mantendo Araci em estado de atenção. A população acompanha as atualizações meteorológicas enquanto cobra medidas preventivas para evitar que os transtornos voltem a se repetir com maior intensidade.

O que deveria ser uma tarde de rotina transformou-se em cenário de apreensão para os moradores de Araci, região sisaleira da Bahia, gestão da prefeita Maria Betivânia, conhecida como Keinha (PDT). Uma forte chuva, que atingiu a cidade na tarde desta sexta-feira, 20, provocou alagamentos em diversos pontos do município, deixando famílias ilhadas e dificultando a locomoção em vias principais e periféricas.

A força da precipitação superou a capacidade de escoamento das galerias pluviais. Em bairros mais afetados, moradores relataram que a água invadiu casas de forma rápida, atingindo a altura dos joelhos. Móveis e eletrodomésticos precisaram ser suspensos às pressas para evitar perdas totais.

"Foi tudo muito rápido. Não deu tempo de fazer quase nada, só levantamos o que podíamos e ficamos esperando a água baixar. É uma situação de medo toda vez que o céu fecha. A prefeita do município não fez nada em relação a última chuva intensa", relatou um morador da cidade.

COMENTÁRIO DO BJÁ

Na chuva passado o governador Jerônimo esteve em Araci dizendo que seu governo iria ajudar a cidade a superar esse drama do choveu alagou, a prefeita fez apelos dentro d'água, mas, pelo visto não foi feito. Só conversa salvo a ajuda do bahia Sem Fomes algumas cestas básicas. 

Araci sofre esse drama há anos e entra gestor e sai gestor e segue o mesmo lero e a população se ferra. Vamos ver o que a prefeita vai dizer agora. O governador está na Índia lá não ira novamente, pelo menos, agora,