Bahia

SEC CONTRATA 104 PSICÓLOGOS E ASS SOCIAIS PARA CONTER EVASÃO ESCOLAR

Psicólogos e assistentes sociais atuarão para tentar garantir permanência de estudantes na rede estadual e combater a evasão escolar
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/05/2025 às 18:48
São 104 profissionais contratados pelo REDA número pequenissimo
Foto: Luiz Carrera

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) encerrou, nesta sexta-feira (16), a formação dos profissionais que atuarão no Projeto Educação que Cuida: Fortalecimento da Rede de Proteção Escolar na Bahia, com solenidade realizada no Hotel Fiesta, em Salvador. 

Contratados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), em 2025, os 104 profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, atuarão nos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e nas unidades escolares, visando a permanência; a redução do abandono e da evasão escolar; e o sucesso escolar dos estudantes, por meio do acompanhamento das aprendizagens e das relações socioemocionais.

A secretária da Educação, Rowenna Brito, ressaltou que o foco prioritário da SEC com a contratação desses profissionais é trazer o estudante para a escola e melhorar a aprendizagem. “Estamos com muita expectativa de receber esses profissionais. Nós já temos uma política consolidada de cuidado com o professor, que tem psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo. E a função desses novos profissionais será de acompanhar, identificar, conversar com a escola e com a coordenação pedagógica, para poder melhorar a qualidade da vida dos nossos estudantes e trazer quem está fora da escola para a escola”, pontuou.

Projeto - O Projeto Educação que Cuida: Fortalecimento da Rede de Proteção Escolar na Bahia surgiu do compromisso do Governo da Bahia em promover a escuta ativa, o acolhimento, o acompanhamento das aprendizagens e o cuidado integral dos estudantes da rede pública estadual, através de ações realizadas por profissionais especializados, em atenção à Lei  n° 13935 de 11 de setembro de 2019.

Um dos profissionais concluintes da capacitação, o psicólogo Edson Alves considera que será um desafio muito bom trabalhar com a educação. “O trabalho com a educação é algo novo para mim. Eu venho de uma área organizacional e estou chegando agora na área da Educação e muito motivado. Cada dia de formação estamos descobrindo a potência da educação pública e, também, o desafio que a gente terá pela frente. Espero superar as expectativas e contribuir para, no final, a gente entregar um resultado que seja significativo”, concluiu.

Também presente na formação, a assistente social Lidiane Conceição dos Santos relata que a atuação dos profissionais será para garantir que os estudantes conheçam e tenham acesso aos programas assistenciais. “É muito importante irmos em busca do estudante que está fora da escola. Tentar entender porque ele desistiu e mostrá-lo que, voltando para a escola, além da formação escolar, terá direito a diversos programas e benefícios que estão sendo executados pelos governos federal e estadual, a exemplo do Bolsa Presença e do Pé-de-Meia”, finalizou.