|
A ação de educação ambiental implementada em Camaçari (BA) ganhou destaque em evento nacional. O município recebeu o prêmio de melhores práticas executadas em 2024 pelo programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). O reconhecimento aconteceu no Encontro Impacto Positivo Educação 2025, evento realizado em São Paulo pelo Instituto Votorantim que reúne públicos participantes do programa e especialistas em educação. |
Na premiação, Camaçari alcançou o primeiro lugar na categoria Gestão Escolar. O projeto que levou o município a vencer o prêmio foi realizado pelo Centro Educacional Santo Antonio (CESA) com apoio da Secretaria de Educação e da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). A Horta Maria Felipa, localizada no Centro Educacional Santo Antônio, nasceu da necessidade da escola de oferecer atividades extracurriculares e tornou-se um dos espaços mais requisitados da escola, onde inclusão, socialização e acolhimento estão sempre presentes. O centro educacional atende na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), e funciona dentro da casa Irmã Dulce, unidade de atendimento socioeducativo, sob a gestão da Fundação da Criança e do Adolescente.
Segundo a gestora do CESA, Cristiane de Andrade Pimenta, a ação integra a oferta de atividades extracurriculares que incentivam os alunos do EJA a se interessarem mais pelo ambiente escolar, uma questão importante, já que a instituição foi escolhida para participar do PVE por apresentar maior fragilidade nos indicadores educacionais do município.
O trabalho envolveu alunos, equipe especializada e voluntários empregados da Votorantim Cimentos da fábrica de Camaçari. “Em muito pouco tempo, nós estávamos com toda a comunidade escolar mobilizada, os alunos supercontentes e perguntando direto quando é que iriam começar a cultivar, eles queriam trabalhar com a terra e muitos tinham essa memória afetiva, queriam plantar seus alimentos e colher. E os professores fizeram adequação do conteúdo pedagógico para as ações voltadas para a horta”, explica Cristiane.
A horta recebeu o nome de Maria Felipa, em homenagem à trabalhadora que lutou na Guerra da Independência do Brasil, durante a campanha da Independência da Bahia. O conteúdo na sala de aula também passou a incluir temas de educação antirracista voltada para a história da homenageada, além de incluir conteúdos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, saúde, consumo responsável e sustentabilidade.
“Nós temos hoje a horta representando para nós um espaço de inclusão, ressocialização e acolhimento, que fez despertar e ressurgir o interesse de alunos pela educação formal. Por isso, é um grande diferencial, um divisor de águas da nossa escola, por isso o nosso sentimento é de gratidão a todos os parceiros envolvidos”, concluiu a gestora do CESA.
A 4ª edição do Prêmio PVE – Inovar hoje para transformar o amanhã tem como objetivo reconhecer boas práticas implementadas em 2024 pelos municípios participantes do PVE. A premiação teve como foco dar visibilidade a temas relacionados à equidade e aos impactos climáticos, como equidade étnico-racial, equidade de gênero, inclusão e permanência de estudantes com deficiência, educação ambiental, educação para prevenção de riscos e desastres climáticos, além de educação para reparação, regeneração e desastres climáticos.
"Recebemos com alegria este reconhecimento, pois destaca a nossa atuação alinhada aos Compromissos de Sustentabilidade 2030 da Votorantim Cimentos. Estimular o aprimoramento da gestão escolar e dos indicadores de qualidade de ensino de uma instituição como a CESA reforça a relevância do PVE para o avanço da educação em Camaçari, que a cada ano contribui para promover mudanças concretas para profissionais, alunos e demais públicos engajados com a melhoria da educação. Ficamos felizes pela confiança do município e de parceiros para somar esforços na construção de um futuro mais promissor para a cidade, por meio do desenvolvimento educacional", afirma o coordenador de Operações Argamassa da Votorantim Cimentos de Camaçari, Marcos Vinícius Simões Oliveira.
Sobre o programa - O PVE é promovido pelo Instituto Votorantim e pelas empresas investidas e parceiras da Votorantim S/A, como a Votorantim Cimentos, que apoia a realização do PVE em Camaçari. O programa tem como público-alvo gestores educacionais, escolas e impacta também professores, alunos e comunidade. O objetivo é contribuir para o aprimoramento de competências em gestão para estimular avanços na educação. As atividades abordam competências de Apoio à Gestão em 35 práticas promovidas ao longo do ano que têm como foco o desenvolvimento da Gestão Educacional e Gestão Escolar. O programa também engaja a comunidade local a participar de ações em prol da melhoria da educação por meio de práticas relacionadas à competência de Mobilização Social.