Informações do Nossa Voz
Da Redação , Salvador |
13/02/2025 às 18:42
Protesto dos líderes sindicais em Juazeiro
Foto: Nossa Voz
Os trabalhadores da Neoenergia Coelba iniciaram, nesta quinta-feira (13), uma paralisação em todo o estado da Bahia. Em Juazeiro, a categoria realiza uma mobilização em frente à sede da empresa, onde, às 10h, será realizada uma assembleia para discutir as principais reivindicações do movimento.
Wanderson Duarte da Silva, diretor de base do sindicato no município, informou que a paralisação ocorre em resposta à retirada de direitos dos trabalhadores no Acordo Coletivo de Trabalho.
“Estamos mobilizados aqui em Juazeiro, na frente da Coelba. Essa mobilização está acontecendo em todo o estado. Todas as cidades que tiverem unidade da Coelba estão paralisadas no dia de hoje”, afirmou Duarte.
A principal reivindicação da categoria diz respeito a uma ação movida pelo Sindicato dos Eletricitários da Bahia (Sinergia) no Ministério Público do Trabalho contra a empresa. Os trabalhadores contestam a retirada de um benefício que permitia compensar com uma hora extra de trabalho os dias chamados de “imprensados” entre feriados e finais de semana.
“Inaceitável que uma empresa que lucrou mais de R$ 5 bilhões em 2024 adote esse tipo de postura”, criticou o diretor sindical.
Além dessa questão, a categoria também denuncia situações de assédio moral, demissões sem critério, restrições na concessão de alimentação para deslocamentos acima de 150 km e a substituição de profissionais qualificados por funcionários com salários menores, o que impactaria a qualidade do serviço prestado.
Outro ponto de insatisfação é a exigência, por parte da empresa, para que os trabalhadores utilizem seus telefones pessoais para atividades profissionais, sem que a Coelba forneça aparelhos corporativos.
A mediação entre trabalhadores e a Neoenergia Coelba será realizada ainda nesta manhã, e a categoria espera avanços nas negociações.