Com informações do Estadão
Tasso Franco , da redação em Salvador |
01/09/2024 às 10:01
Elon Musk
Foto: Facebook
O empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), fez mais de uma dezena de publicações em seu perfil na rede social desde a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que ordenou a suspensão da plataforma no Brasil. Neste sábado, 31, Musk chamou Moraes novamente de ditador e disse que a toga usada por ele é apenas um truque para convencer tolos de que ele é um juiz.
O bilionário ainda criou na noite deste sábado um perfil no X chamado “Alexandre Files”, para divulgar decisões sigilosas do ministro relacionadas ao bloqueio de contas e conteúdos na plataforma. Em uma das publicações, a conta escreve: “hoje começamos a lançar luz sobre os abusos cometidos por Alexandre de Moraes em face da lei brasileira”. Até 23h50 deste sábado, foram divulgados três posts pelo novo perfil. Procurado, o STF disse que não vai comentar as acusações.
“Ele (Moraes) pode bloquear a plataforma no Brasil, mas não pode impedir que o mundo inteiro conheça os seus atos ilegais, vergonhosos e hipócritas”, disse Musk, ao compartilhar uma das publicações do novo perfil no X.
O primeiro post da nova conta traz uma decisão de Alexandre de Moraes, de 8 de agosto, ordenando a remoção de perfis da plataforma, como o do senador Marcos do Val (Podemos-ES). A publicação diz que a determinação não apresenta “qualquer referência a um único post ilegal” e é uma “violação flagrante da lei brasileira”. No dia 13 de agosto, a conta de relações governamentais do X já havia postado essa mesma decisão.
Ao longo do dia, Musk, usando a decisão de Moraes, também afirmou que a liberdade de expressão nos EUA estará sob ataque caso Kamala Harris vença a eleição norte-americana e acrescentou que se os democratas chegarem ao poder “a censura é uma certeza”.
“Eu sigo dizendo para as pessoas que esse cara @alexandre (usuário do ministro no X) é o ditador do Brasil, não um juiz. Ele só usa isso como uma fantasia. Ele tem supremos poderes executivos, judiciais e legislativos, também conhecido como ditador. A toga que ele usa é para enganar tolos no Ocidente e fazê-los pensar que ele é um juiz”, escreveu Musk, ao comentar uma publicação do jornalista Glenn Greenwald.
i