Bahia

BR-324 O INFERNO BAIANO NAS ÉPOCAS SÃO JOÃO, SEMANA SANTA E NATAL (TF)

Não adianta reclamar porque ninguém resolve e fica apenas o protesto
Tasso Franco , Salvador | 26/06/2024 às 16:03
Salve-se quem puder e engarrafamento monstro na praça do pedágio em Candeias
Foto: BJÁ
  A BR-324 ligação Salvador a Feira de Santana único acesso rodoviário à capital para quem vem do Norte, Nordeste, Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (ou vai para essas regiões) é um inferno no período das festas juninas, Natal e Semana Santa. Todo ano se repete a mesma coisa - engarrafamentos enormes, batidas de veiculos, carros quebrados, motoristas que trafegam pela faixa à direita reservada às ambulâncias e a PRF, pedágios sem papas-filas, enfim, os motoristas ficam a própria sorte. 

   E, tem mais: não adianta reclamar nem a PRF, nem a ViaBahia (a estrada é pedagiada em dois locais), nem a deputados, senadores, governador, justiça, Procon, etc, porque ninguém resolve nada e continua a mesma situação todos os anos, como foi neste 2024. Hoje, no retorno de Serrinha para Salvador, 180km, gastava-se 6 horas um percurso que normalemntne faz-se em 2h30min.

   O anel de copntorno na área urbana de Feira de Santana é um horror: buracos para todos os lados, cruzamentos sem sinalizações, falta de segurança, passa-se ao menos 1 hora para atravessar. Quando se alcança a BR-324 tem que pegar logo um terço e começar a rezar.  No pedágio de Candeias tinha 10 torniquetes de cobranças com um engarrafamento gigante. Quando se passava do pedágio as dez bocas de cobrança do pedágio são reduzidas para duas pistas de rolamento dos veiculos.

   O entupimento dos veiculos foi de tal ordem que daí até o posto da PRF, em Simões Filho, os motoristas gastaram 2 horas e não há monitoramento do operacional da VIaBahia, nem da PTF, de nada. Foi um salve-se quem puder. Os motoristas não conseguem informações de nada e dizia-se, ao léu, que houve um ônibus quebrado próximo de Simões Filho e uma batida entre um carro pequeno e uma carreta na saída do pedágio, o que atravancou tudo.

   Algumas pessoas que se sentiram mal dentro dos carros saoiram dos veiculos, quem conduzia cães e gatos também sairam dos veiculos com os animais, e socorros eram dados por vendedores de água, amendoim, pipocas, picoles, sorvetes e doces. 
  
  O deputado estadual Eduardo Salles (PP) afixou várias placas de outdoors nas margnes da BR-324 com os seguintes dizeres: "Desrespeito e Abandono, a Marca da ViaBahia". (TF)