Trechos cujas obras foram iniciadas viraram pó e mata toma conta
Tasso Franco , Salvador |
01/04/2024 às 10:05
A Rio Bahia passa por Serrinha e a duplicação Santa-Bárbara a Serrinha está abandonada
Foto: BJÁ
A duplicação da Rio-Bahia (BR-116 Norte) no trecho entre Serrinha e Santa Bárbara - 30 km - obra que foi paralisada no final do governo Jair Bolsonaro, em 2022, segue sem concluir. O que já foi feito - terraplenagem e passagens d'água - estão se deteriorando com o tempo.
Essa obra é muito importante para o desenvolvimento de Serrinha na região Leste onde a cidade mais cresce e há implantações de projetos imobiliários em andamento e de instalação de empresas de varejo e serviços criando, assim, um pólo na regiao Nordeste do Estado tendo Serrinha como cabeça ou liderança.
Mas, para isso, o presidente Lula que obteve mais de 65% dos votos nesta região, em 2022, precisa autorizar a conclusao da obra uma vez que os políticos baianos, até agora, não se mobilizaram nessa direção e o mato toma conta do que já foi feito.
O governador Jerônimo nunca mais foi em Serrinha depois da eleição e dizem que irá na inauguração do Colégio em Tempo Integral, cuja obra também está atrasada pelo menos 5 meses. O representa politico local na Assembleia, Osni Cardoso, é secretário de estado ; e os federais que tiverem votos em Serrinha sumiram do mapa. Roberta Roma, a mais votada, desapareceu.
Entao, se for esperar pelos politicos votados no municípios esqueçam. As forças produtivas locais é que precisam se mobilizar: Aassocaçao Comercial, CIS, produtores rurais, etc.
NOVOS EMPREENDIMENTOS
Essa duplicação poderá dar a Serrinha uma nova área para implantação de empreendimentos valiosos desde que a estrada no perímetro urbano passe no entorno do bairro Aparecida e contorne o bairro Vaquejada pelo Norte com uma grande rótula indo se entroncar, novamente com a perna da BR-116 Norte na altura do antigo Posto de Combustível de Ezequiel, na altura da BA que segue para Biritinga.
Serrinha passaria a ter um entroncamente importantissimo com uma perna que já existe para a Estrada do Sisal, via Conceição do Coité, Valente, Santaluz, etc; uma perna para Barrocas; uma perna para Teofilância, Araci, Tucano, o eixo principal; a ligação com Biritinga, Nova Souré, etc; uma ligação com Lamarão, Água Fria, Alagoinhas, etc; e uma subligação para Candeal, Feira de Santana, etc; além, da perna que liga a Santa Bárbara-Feira de Santana.
Veja, ademais, que nesse trecho está em implantaçao lenta e gradual graças a iniciativa privada o Centro Industrial de Serrinha já com algumas empresas instaladas.
Serrinha seria, dessa forma, depois de Feira de Santana, o segundo mais relevante entroncamento rodoviário do Nordeste da Bahia; lembrando, ainda, que por Serrinha passa a Estrada de Ferro Atlantico com ligação para Bonfim e Juazeiro na área Norte; e Alagoinhas e Salvador, na área Sul.
A duplicaçao da BR-116 é vital para Serrinha e região. Ano passado enviei uma carta ao presidente Lula cobrando a realização da obra e a Presidência me respondeu que eu acompanhasse o desenrolar no Ministério dos Transportes. Acompanho e até agora nao aconteceu nada.
Passei na estrada ontem e contionua repleta de buracos no asfalto que ainda existe e o DNIT fez apenas uns tapas-buracos em alguns trechos. Por essa estrada, diariamente, circulam milhares de veiculos e muitos caminhões que se dirigem para o Nordeste do país, via Pernambuco.