Bahia

ENCONTRO DOS AMIGOS DE SERRINHA HOMENAGEIA CHICÃO E TASSO EM FESTANÇA

Novo Encontro acontecerá na Semana Santa no Bacalhau da Barão, em Serrinha
Tasso Franco ,  Salvador | 26/11/2023 às 11:31
Os homenageados: Chicão de Dona Dina e Tasso Franco
Foto: OG
      Aconteceu na tarde de ontem, em Salvador, o Encontro dos Amigos de Serrinha no Clube 2004 com homenagens ao jornalista Tasso Franco e ao produtor cultural Joselito Dantas (Chicão) numa confraternização que é realizada todos os anos, há três décadas, com os serrinhenses que moram na capital e na RMS e aqueles que residem em Serrinha, e amigos dessas pessoas e outros que nascidos noutros municípios trabalharam e viveram em Serrinha.

     Foi uma festa belíssima com as apresentações de 4 grupos musicais - a Banda Jacutinga, Trio Nordestino da Sanfônia de Serrinha, Yuri Caldas e sua banda, e Tom Caldas - e as pessoas dançaram, cantaram e se abraçaram. Este tem sido o objetivo desses encontros ao longo dos anos e no último decênio há uma Comissão Organizadora, autônoma, dedicada, composta por dez pessoas todos filhos de Serrinha - que organiza tudo e não depende de ajuda oficial, nem de órgãos culturais do estado; nem do município.

   Aliás, esta é a característica principal da Comissão que faz a escolha dos homenageados também sem interferência política e vai continuar nesse mesmo diapasão. O básico da festa é bancado financeiramente pela Comissão que contribui com uma mensalidade para a confecção dos troféus, camisas e pagamento da estrutura de som e cachê para alguns músicos. Outros, tocam gratuitamente e por lá ja passaram Gereba, Fábio Paes, Del Feliz, Zelito Miranda e outros.
   
   O evento é gratuito com ingresso livre sendo que cada pessoa ou grupo paga as suas despesas no consumo de bebidas e refeições fórmula que tem agradado a todos.

   HOMENAGEADOS DE 2023

   Neste 2023, o Encontro homenageou o jornalista Tasso Franco que tem 55 anos de profissão e já escreveu dez livros tendo como tema Serrinha, entre eles, a sua história (geral) e a história de cada um dos bairros da cidade, e vem atuando há anos, defendendo o município contra a destruição do seu patrimônio arquitetônico cultural. 

   No evento, lembroU que a antiga Prefeitura de Serrinha está caindo há 30 anos de os gestores municipais não tomam uma providência.
   
   Também foi homenageado Chicão de Dona Dina um produtor cultural fundador da Orquestra Sanfônica de Serrinha, o qual tem um trabalho de longos anos na produção cultural do município e também de projetos sociais na medida em que utiliza a música como instrumento dessa ação. 

   Chicão disse que foi e tem sido um trabalho duro, de resistência, e uma luta permanente. "E quem trabalha com a cultura sabe o que isso significa, no inicio, tendo que bater de porta em porta, no comércio, com pedidos de ajuda".
   
   Um dos coordenadores da Comissão - se é que podemos chamar assim - Jorge Matos, uma vez que todos são iguais em funções e desempenho na Comissão - disse que, "o mais importante tanto para a Comissão como para os serrinhenses é o momento da confraternização, esse encontro maravilhoso, e a Comissão agradece a Dilcélia Paes que, mais vez, trouxe um ônibus repletos de belas serrinhenses para o evento".

   A propósito - lembrou Jorge - Serrinha é a terra das mulheres mais bonitas da Bahia segundo post que circular na internet. Em 2024, a Comissão vai analisar se premia a mais animada serrinhense da festa.

   Também no evento de ontem, o jornalista Tasso Franco autografou dezenas de seu novo livro sobre a "História dos Bairros de Serrinha" e prometeu que fará o mesmo no Bacalhau da Barão, em 2024, durante a Semana Santa de Serrinha quando se dará um novo Encontro dos Amigos de Serrinha, numa festa que vai da quinta feira santa até o domingo de Páscoa e a apresentações de várias bandas musicais, da Filarmônica 30 de Junho e brincadeiras para as crianças - pau de sebo, quebra pote, etc - e a queima do Judas.