Bahia

BAHIA CONTABILIZA AO MENOS 52 MORTOS NA GUERRA CONTRA A BANDIDAGEM

A violência na Bahia vira assunto nacional
Da Redação , Salvador | 27/09/2023 às 16:14
Atuação da Policia em Lauro de Freitas
Foto: SSP
   Cinco homens foram mortos a tiros e dois ficaram feridos na terça-feira (26), na cidade de Acajutiba, a cerca de 185 km de Salvador. Segundo a Polícia Militar, eles foram baleados em confronto com as forças de segurança.

A Bahia vive uma onda de violência que já deixou 52 suspeitos de crimes mortos em confrontos com a polícia, segundo levantamento do g1. A maioria das mortes ocorreu em bairros periféricos da capital. O governo da Bahia ainda não divulgou o número oficial.

O confronto em Acajutiba ocorreu quatro dias após cinco suspeitos de integrarem facções criminosas serem mortos em Salvador e um em Feira de Santana, durante uma "megaoperação" que prendeu 15 pessoas no bairro de Águas Claras.

De  acordo com a PM, equipes das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Litoral Norte e Polo Industrial que intensificavam o policiamento em Acajutiba foram acionadas após receberem informações sobre homens fortemente armados, escondidos em um abrigo improvisado em uma área de mata na região conhecida como "Estrada do Cumbe".

Ao chegarem ao local, um cerco foi realizado e houve confronto entre o grupo e os policiais. Depois da troca de tiros, sete homens foram encontrados feridos e levados a uma unidade de saúde da cidade, onde cinco deles morreram.

Na ação, no interior do estado, foram apreendidos uma espingarda de fabricação artesanal, um rifle calibre 22, três revólveres calibres 38 e 32, uma pistola Taurus calibre 765, um saco, um tablete e 43 porções de maconha, 127 pinos de cocaína e 121 embalagens contendo crack.


LAURO DE FREITAS

Armas, coletes balísticos, munições e uma granada foram apreendidos por equipes da Polícia Civil da Bahia, na manhã desta quarta-feira (27), em Vila Praiana, Lauro de Freitas. Na ação, policiais do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) localizaram uma área que era utilizada como esconderijo por integrantes de um grupo criminoso.

Durante as incursões, as equipes foram recebidas a tiros. Em fuga, indivíduos voltaram a atirar contra os policiais em uma área de mata. Após o confronto, dois homens foram localizados no solo.

Um deles era Niraldo Cândido dos Santos Neto, de 27 anos, condenado a 14 anos de prisão e com mandado de recaptura em aberto, após fugir da penitenciária onde cumpria pena. Além de atuar no tráfico de drogas, ele já havia sido preso por roubo majorado. Por sua vez, o segundo suspeito, Lucas de Jesus Costa, de 25 anos, tinha passagem por tráfico de drogas e havia sido beneficiado com alvará de soltura ainda na terça-feira (26), já sendo flagrado horas depois novamente em atividades criminosas.

Com a dupla, foram apreendidas duas pistolas calibre .380, um revólver calibre .38, uma granada, duas capas de coletes balísticos, três carregadores de pistola, munições e uma pequena quantidade de drogas.

Todo o material foi apresentado na sede do Deic, para adoção das providências cabíveis. Em seguida, os itens serão encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica, para que passem por perícia.