Duplicação da BR-116 e infra no centro industrial são vitais para seu crescimento ainda maior
Tasso Franco , Salvador |
28/06/2023 às 19:49
Praça Luis Nogueira
Foto: BJÁ
Dados do Censo Demográfico 2022 divulgado pelo IBGE aponta que a cidade de Serrinha teve um crescimento populacional de 7.11% em dez anos passando de 75.095 habitantes (2010) para 80.435 (2022), amostragem divulgada hoje pelo IBGE, hoje.
Serrinha está entre os 20 municípios mais importantes e com maior densidade populacional da Bahia estado que está com 14.136.000 habitantes sendo o quatro mais populoso do país atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A cidade de Serrinha tem crescido graças a investimentos e expansão da iniciativa privada ampliando bastante suas atividades de comércio e serviços - especialmente na área da saúde com clínicas e laboratórios com atendimento regional - e alguns investimentos públicos da Prefeitura e do Estado, embora pudessem ser bem maiores.
Na área federal a cidade espera pela duplicação da BR-116 Norte obra que chegou até Santa Bárbara no último governo e parou por lá ainda que tivesse alguns serviços de terraplanagem chegado até o entroncamento ferroviário na altura da Cerâmica de Queiroz.
Essa duplicação poderá alavancar ainda mais o crescimento de Serrinha sobretudo se o governo federal decidir que a perna da duplicação na área urbana passa em frente ao FIB, no bairro Aparecida, e siga por detrás do bairro Vaquejada entroncando novamente na altura do acesso a Biritinga.
A cidade também espera um apoio do governo do estado para o seu Centro Industrial que necessita de infraestrutura e a capitação de novas empresas. O município tem um deputado estadual, hoje, na condição de Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Osni Cardoso, que poderia verificar esse pleito. O governo do Estado, desde Wagner, só tem trazido para o município investimentos não produtivos - Minha Casa, Batalhão da PM, escolas. Está na hora de trazer empresas e negócios.
Serrinha, na atualidade, é o pólo regional de desenvolvimento em ascensão na região Nordeste do Estado e sede de órgãos regionais dos governos estadual e federal.