Bahia

Mata de São João: Programa Olhar do Futuro inicia exames em alunos

Programa Olhar do Futuro inicia exames de vista em alunos da rede municipal
Prefeitura de Mata de São João , Mata de São João | 05/08/2022 às 22:56
Programa Olhar do Futuro inicia exames de vista em alunos da rede municipal
Foto: Rose Brito

A Prefeitura de Mata de São João deu início na manhã de hoje (5) à segunda etapa do programa Olhar do Futuro. A ação das secretarias de Saúde (SESAU) e de Educação (SEDUC) realiza avaliações oftalmológicas em todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, para entrega gratuita de óculos. Hoje, 40 estudantes passaram por consultas na Policlínica da Sede.


Em 2022 o Olhar do Futuro foi iniciado em maio, com triagens oftalmológicas de mais de 10 mil crianças e adolescentes nas próprias escolas. Nesta nova fase, cerca de 1000 alunos são divididos em grupos para passarem por avaliações nas Policlínicas da Sede e no Litoral. A Secretaria de Saúde prepara sempre o ambiente com bonecos, brinquedos e muitas brincadeiras para transformar as consultas em verdadeiras festas.

 

O programa ficou suspenso em 2020 e 2021 devido à pandemia do coronavírus. Em 2019, 880 crianças com idades a partir dos 5 anos precisaram fazer exames de vista. Destas, 351, cerca de 40%, necessitaram de óculos, que foram fornecidos pela Prefeitura.


O prefeito João Gualberto destaca o programa como importante não apenas para a saúde dos alunos, mas também para a aprendizagem. “A dificuldade de visão influencia diretamente no aprendizado. Muitas vezes se descobre que uma criança não está aprendendo porque tem dificuldade de enxergar”, pontua Gualberto.


Benefícios - Mãe do aluno Kauan, da Escola Arnaldo Prado, do JK, Dona Bruna destaca os benefícios do programa para aprendizagem das crianças e para as famílias. “As escolas estão descobrindo crianças com problema de visão e dificuldades para aprender”, explica. “Há também a questão financeira dos pais, porque não são exames baratos, sem falar nos valores dos óculos. Por isso o programa abre muitas oportunidade para os alunos e está ajudando a comunidade em geral”.