Bahia

INTEGRANTES DO MPHS SERRINHA DÁ ABBRAÇO SIMBÓLICO EM PRAÇA DESTRUIDA

Protesto aconteceu neste sábado pela manhã e foi marcante na cidade
Tasso Franco , PARIS | 28/05/2022 às 15:58
O abraço na pracinha destruida
Foto: DIV
   Um grupo de serrinhenses integrante do Movimento pelo Patrimônio Histórico de Serrinha (MPHS) realizou neste sábado, 28, uma caminhada pelas ruas centrais da cidade até a Praça Luis Nogueira para protestar contra a derrubada do Parque Tonho Neto (antigo Jardizinho), por parte da Prefeitura. 

   As pessoas vestiam camisas brancas com dizeres sobre a preservação da memória do município e deu um abraço na praça demolida, solicitando ao prefeito Adriano Lima que reveja o projeto do local - segundo informações preliminares da Prefeitura uma praça de alimentação - e mantenha-o como era observando que se trata de uma pracinha da cidade com valor afetivo muito forte para gerações.

   O grupo saiu da praça Asrolgida Paiva Guimarães (Morena Bela), seguiu pela Lauro Mota até a praça Luis Nogueira dando uma volta completa para chamar a atenção dos moradores e depois se concentrou no antigo jardinzinho. 

   Genilson Araújo fez um pronunciamento em nome do MPHS destacando a importância de preservação do patrimônio histórico da cidade e situando a necessidade de criar um grupo de trabalho dentro do MPHS, hoje, com mais de duas centenas de participantes, para as demandas de negociações com o poder público.

  Na opinião de José Mota Filho - integrante que sugeriu o abraço simbólico na praça - o MPHS "deu um exemplo de amor e civismo maravilhoso". Já Eliana Lião destacou: "Este foi o primeiro passo de muitos que iremos dar", frisou. O participante Ademir Tuy Carneiro, em post, diz que o "movimento já é vitorioso, sem dúvida, já marcamos espaços na sociedade serrinhense".

   Agora é aguardar a decisão a ser tomada pelo prefeito e, ao menos, esclarecer o que pretende fazer na praça. Desrruida como está é que não pode ser, muito menos servir de praça de alimentação com tanta história e sentimentos de afetividade do local. (TF)