São 18 mortos pelas chuvas
Tasso Franco , da reda��o em Salvador |
27/12/2021 às 09:46
Barragem em Jussiape romPeu
Foto: REP
A prefeitura de Jussiape, na região da Chapada Diamantina, anunciou que uma barragem se rompeu na manhã deste domingo (26) e que uma “enxurrada” deve atingir áreas do município. As chuvas na Bahia já deixaram cerca de 30 cidades embaixo d’água e resultaram na morte de 18 pessoas.
A vítima mais recente foi um homem, dono de uma balsa, no município de Aurelino Leal. Na noite de sábado (25), a prefeitura de Itambé já havia emitido um alerta para o rompimento da barragem de Iguá e solicitado para que todas as pessoas deixassem as margens do rio Verruga.
“Em Itambé as águas se elevaram a um ponto que passaram pela barragem. Houve realmente um rompimento, mas não houve danos efetivos a cidade porque tanto o Corpo de Bombeiros quanto a Defesa Civil agiram preventivamente retirando a população e evitando a tragédia”, contou o coronel Jadson Almeida, assistente do comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia.
GOVERNADOR NOVO VOO
O governador Rui Costa estará nos municípios de Itapetinga e Itororó na manhã desta segunda-feira (27), acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto. Ele fará um sobrevoo pela região, que foi fortemente afetada pelas chuvas, e verificará o trabalho das equipes de socorro.
Na manhã desta segunda (27), o helicóptero do governador também vai levar água, alimentos e medicações ao município de Itapitanga, que se encontra completamente ilhado.
No domingo (26), Rui sobrevoou os municípios da região sul e se reuniu na base implantada em Ilhéus com o ministro da Cidadania, João Roma, os secretários de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e da Saúde, Tereza Paim, com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, e com o superintendente da Defesa Civil do Estado, Miguel Almeida.
De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o estado tem 16.001 desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos. São 72 municípios baianos em situação de emergência reconhecida pelo Governo do Estado. Do total, 58 deles estão também em situação de crise por conta das enchentes.