Núcleo de mudas do projeto fica localizado no bairro Novo Horizonte, antigo Matadouro
Tasso Franco , Salvador |
10/12/2021 às 07:36
Projeto Horizonte Verde no bairro Matadouro, hoje, Novo Horizonte
Foto: BJÁ
O que representa o projeto ecológico Horizonte Verde, em Serrinha, pilotado por Valdeí Leite de Jesus morador do bairro Novo Horizonte (antigo Matadouro) e que já plantou mais de 500 mudas de árvores na cidade e tem canteiros no bairro e atua também com a turma da Barra do Vento? Muita coisa. Uma ação organizada em ecologia na preservação e ampliação do cultivo de plantas frutíferas e medicinais.
Valdeí é quem comanda o projeto e tem um canteiro experimental no Novo Horizonte com várias plantas: ipê roxo, cabeça de frade, sibipiruna, pau ferro, mandacaru, romã, plantas medicinais e outras. Precisa de apoio. Valdei guarda alguns equipamentos em sua residência ao lado do Matchô Matchô.
Em 2019, aproximadamente 200 pessoas participaram do V Seminário Caatinga Viva com o tema "Saberes Ambientais da Caatinga; Ações e Reflexões" organizado pela GRACPONMA na área ambiental da Serra Barra do Vento, de propriedade de Antonio Queiroz.
Segundo o servidor da Sucom, Tadeu Fiúza, a experiência foi muito interressante com oportunidade de conhecer uma caatinga preservada, intocada, num local com temperaturas baixas especialmente à noite.
A Barra do Vento é o local mais alto do município onde se encontram as torres das transmissões de TV e twlwcomunicaçaões e seu clima às noites lembra o ambiente europeu com vento gelado e temperaturas baixas. Nas madrugadas nesta época do ano a neblina cobre toda a reserva. A Barra do Vento - tem um pequeno povoado - é considerada um dos pontos turísticos da Serra, local de trilhas, de passeios de motos e cooper.