Bahia

EUCLIDES DA CUNHA: PROJETO DA SECRETARIA FAZ PRODUÇÃO DE LEITE DOBRAR

Projeto da Secretaria faz produção de leite por animal dobrar em Euclides da Cunha
Ascom Euclides da Cunha , Salvador | 02/08/2021 às 18:50
Projeto da Secretaria faz produção de leite por animal dobrar em Euclides da Cunha
Foto: Divulgação

Há poucos anos, no melhor cenário possível, Tonhão, produtor da Carnaíba, tirava uma média de 06 litros de leite por animal. Após participar do Programa de Melhoramento Genético da Bovinocultura de Leite, através do Programa de Fertilização In Vitro (FIV), uma iniciativa da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o SEBRAE, a média de produção na sua propriedade saltou para nada mais nada menos que 14 a 16 litros por animal fertilizado.


O aumento de mais de 100% na produção do Tonhão, um dos produtores envolvidos no projeto, demonstra a eficácia da técnica adotada e o sucesso da política adotada pela Prefeitura para os produtores. Basta dizer que essa é a primeira vez na história de Euclides da Cunha que a gestão municipal volta os olhos para o segmento, beneficiando 80 produtores que fazem parte do grupo.


Tudo começa com a visita de uma equipe à propriedade do produtor, seguido da realização de ultrassom na vaca que receberá o embrião. A partir de então, o animal é monitorado e passa pelas fases de inseminação e transferência de embrião. Além do crescimento da produtividade de leite, o processo auxilia na reprodução de fêmeas geneticamente superiores.

 

Segundo a Secretaria, a média de produção hoje em Euclides da Cunha por animal é de 04 a 06 litros por dia. Com a FIV, essa média passa para 12 a 16 litros, ou seja, o dobro por ordenha. São animais que nascem com qualidade e produtividade garantida. “O projeto contempla, também, apoio na comercialização e qualificação dos derivados de leite produzidos no município através do SIM - Serviço de Inspeção Municipal, o que significa segurança de comercialização, aumento da renda e produtos de qualidade”, explica a secretária Maria Djalma Abreu.

 

O FIV foi iniciado em 2017 no município e está em sua quarta etapa. Cada etapa contempla 20 produtores. O programa vai além do processo de melhoramento genético e envolve também estruturação das propriedades, criação de banco de proteínas e capacitação. Até o momento, foram beneficiados produtores rurais do Sítio do Jaime, Curral Falso, Carnaíba, Pinhões, Fazenda Morrinhos, Várzea e Umbuzeiros.