Segurança e sucesso pedagógico nos 30 dias de funcionamento respaldam ampliação do programa. Casos ativos de covid caíram 48% neste período em Mata
Prefeitura de Mata de São João , Mata de São João |
23/04/2021 às 12:54
Mata de São João amplia o Escola Aberta para mais oito unidades
Foto: Rose Brito
A partir da próxima segunda-feira (26) a Prefeitura de Mata de São João ampliará o Programa Escola Aberta para mais oito unidades educacionais municipais. As escolas passam a receber alunos para atividades lúdicas e pedagógicas, com toda segurança. A presença não é obrigatória
O Programa Escola Aberta é voltado para alunos do Ensino Fundamental II e promove atividades com os mesmos conteúdos das aulas remotas. A Secretaria de Educação (SEDUC) adaptou todas as unidades de ensino com pias na entrada, dispenser de álcool 70% e marcação de distanciamento.
Ao chegar nas escolas, além de lavar as mãos com sabão líquido, as crianças e os adolescentes têm temperatura aferida e dividem as salas de aula com no máximo mais 14 estudantes. Eles reencontram os colegas e o ambiente escolar com toda segurança sanitária.
Escolas - Depois de um mês em funcionamento e nenhum caso de contaminação registrado, o Município abrirá as portas das escolas São Francisco (Praia do Forte); Antônio Paiva (Vila Sauípe); José Seixas (Imbassaí) e Áureo de Oliveira (em Malhadas), todas no Litoral. Na Sede, serão reabertas a Robert Lima (Amado Bahia); a Amélio Batista (Entroncamento) e a Emanoel Fontes (Monte Líbano). Já na Zona Rural, vai funcionar a Escola Maria de Lourdes, de Vila de Camaçari.
Atualmente, o programa funciona nas escolas João Pereira Vasconcelos, em Açuzinho (Litoral), Célia Goulart de Freitas (Sede) e Arnaldo Souza Prado, no JK (Zona Rural).
Segurança - A ampliação do Programa Escola Aberta é respaldada pela segurança e pelo sucesso dos resultados pedagógicos obtidos nos 30 dias de funcionamento. A queda significativa nos casos de contaminação pelo coronavírus no município também trouxeram mais segurança a todos.
Entre os dias 19 de Março e 20 de abril, Mata de São João teve queda de 48%% nos casos de pacientes ativos com covid-19 e de 73% nos pacientes em monitoramento.
Impactos - As aulas presenciais impactam muito no desenvolvimento de crianças e jovens. Eles precisam de um tempo para atenção e concentração. Por isso a presença física na sala de aula ajuda a usar estratégias e possibilita uma infinidade de recursos, que o ambiente remoto não propicia.
Dona Edna, mãe de Eduarda, do 9º ano A da escoa Célia Goulart, aprovou a volta às aulas. “Minha filha ficou muito triste com o isolamento social. Agora ela está feliz em interagir novamente com os colegas”, conta. “Estou aqui, acompanhando de perto as medidas, encantada com o cuidado com nossas crianças”, explica.
O Prefeito João Gualberto ressaltou a responsabilidade com que o município está conduzindo o programa, assim como a necessidade e o desejo de muitos alunos e de suas famílias de voltarem às aulas presenciais.
O secretário de Educação, Alex Carvalho, agradece a confiança dos pais e ressalta a importância deste retorno das crianças às salas de aula. “Fiquei muito feliz com a adesão dos alunos nas escolas. Espero que, com os pais vendo o trabalho sério em relação aos protocolos sanitários, essa adesão seja cada semana maior. Este retorno é muito importante e é feito com muito carinho e cuidado”, reforça.