Bahia

PRF LIBERA FILHOTES SHIH TZU APÓS ASSINATURA DE TERMO DE COMPROMISSO

Com informações de Marcos Farham e Correio
Tasso Franco , da redação em Salvador | 01/09/2020 às 12:48
APREENSÃO
Foto:
  Os 66 cães filhotes da raça shih tzu apreendidosa pela PRF em Itaberaba, e que seriam vendidos em petshops de Salvador, Recife e Petrolina, 36 deles foram liberados para duas pessoas que se identificaram como proprietários, após comprovação da compra. 

  Segundo a PRF, a entrega foi realizada mediante assinatura de termo de compromisso de comparecimento a audiência. Esses donos não estão com a guarda dos animais, mas são os “fiéis depositários” até que o destino dos bichinhos seja definido pelo Ministério Público e pela Justiça.  

“Os animais foram liberados pela PRF diante da situação de risco de morte, considerando que muitos estavam fragilizados. A equipe de policiais consultou a médica veterinária do município (de Itaberada) que constatou que a permanência por tempo prolongado dos cães no local disponibilizado poderia acarretar a morte de vários destes animais ou agravamento de sua saúde”, explicou a PRF, em nota. 

O CASO

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, encontrou na na última sexta-feira (28), 63 filhotes de cachorro da raça Shih-tzu aglomerados no banco traseiro e porta-malas de um carro. O resgate dos animais ocorreu quando o motorista passava pela BR-242, em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina.

De acordo com a PRF, os agentes receberam uma denúncia de que um homem havia abandonado três filhotes na região de Tanquinho de Lençóis, também na BR-242, próximo ao município de Itaberaba. Em seguida, a equipe saiu em busca do veículo, que foi localizado no KM 250 da mesma rodovia.

No carro, conduzido por um homem de 56 anos, os agentes federais encontraram 63 filhotes de cachorro, todos da raça Shih-tzu, amontoados em 13 caixas plásticas e uma de papelão. As caixas com os filhotes estavam distribuídas no banco dianteiro, banco traseiro e porta-malas do veículos. Eles estavam debilitados, aparentavam desidratação e fraqueza, informou a PRF.