Bahia

SEPULTADO EM SERRINHA CIRINEU CARNEIRO IRMÃO DOS EX-DEPUTADO PLÍNIO

Fernando Carneiro era bancário aposentado do BB
Tasso Franco , da redação em Salvador | 02/01/2020 às 08:28
Fernando Carneiro (Cirineu) ao lado do neto, em pé, segunda a esquerda da foto
Foto: Facebook
   Será sepultado em Serrinha nesta quinta-feira, 2, Fernando Carneiro da Silva (Cirineu) irmão dos ex-deputados Plínio Carneiro e Rubem Carneiro da Silva e também do fundador da Vaquejada de Serrinha, Valdete Carneiro. Familia tradicionalíssima da Serra, do distrito da Manga, filho de Sêo Fernando e dona Colosina.

   Cirineu fez parte de uma geração de serrinhenses que ingressou no Banco do Brasil, por concurso, na década de 1960 - Benjamin Queiroz, Claudio Ferreira, César Paes, Zé Quarentinha, etc - e que fez história na cidade por serem os jovens mais promissores com emprego assegurado para o resto da vida.

   Cirineu casou-se com minha prima carnal Eleonor Fiúzia (Nonô), filha de meus tios Renato Fiúza e Celina (esta irmã de minha mãe) com quem teve quatro filhos todos residentes em Serrinha - Ciro, Cássio, Fernanda e Renata. Fernanda leva o nome do pai Fernando; e Renata o nome do avô Renato. 

  Nonô também mora em Serrinha e era separada maritalmente de Cirineu. Seu casamento deu-se no chalé dos meus pais onde Nonô viveu alguns anos. Cirineu era discretíssimo e esteve no Encontro dos Amigos de Serrinha, em 2017, com Cláudio Pimentel, onde formamos uma mesa onde também estava Álvaro Tadeu, irmão de Nonô.

   Ultimamente, o encontrava num banco da praça do Shopping Itaigara onde, eventualmente prosavamos. Figura discreta, entre os carneiros, nunca se meteu na política diretamente e residia em Salvador há muitos anos. (TF)