Expofeira 2018: barracas já podem ser montadas e pôneis terão recorde
Da Redação , Bahia |
27/08/2018 às 19:42
Reginaldo Bispo
Foto:
Os barraqueiros que participaram das licitações escolheram, na manhã desta segunda-feira, locais onde trabalharão durante os oito dias da 43ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana, que acontece de 2 a 9 de setembro, no Parque de Exposição João Martins da Silva.
De acordo com as regras do edital, a prioridade da escolha estava relacionada à oferta apresentada à área que deseja ocupar durante a Expofeira. O processo foi coordenado por Antônio Joel, da Secretaria de Agricultura.
Locais dos pequenos comerciantes
“Todos estão conscientes das suas obrigações iniciais, que é pagar e apresentar o Documento de Arrecadação Municipal com o valor ofertado”, disse Antônio Joel. “E no mais é desejar a todos que tenham boas vendas e disposição para o trabalho”, observa.
Nos próximos dias serão definidos os locais onde trabalharão os pequenos comerciantes, como vendedores de algodão doce e balas, por exemplo, cujos espaços não são levados à licitação pública.
A partir desta terça-feira, 28, estes comerciantes que venderão bebidas e comidas estão autorizados a iniciar a montagem dos seus negócios. Eles recebem toldo e ficam responsáveis pela parte interna, como geladeiras, freezers e utensílios domésticos.
Boa expectativa de vendas
O vendedor de lanches Reginaldo Bispo Ferreira disse que há mais de 40 anos participa da Expofeira. “E mais uma vez tenho boas expectativas com relação aos resultados de vendas”. Para ele, se a demanda repetir os números do ano passado, existirão motivos para comemorar.
Presença de pônei na 43ª Expofeira será recorde
A quantidade de pôneis na 43ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana será recorde. A estimativa do Núcleo de Criadores é de que neste ano cerca de 200 destes animais sejam levados ao Parque de Exposição João Martins da Silva, entre os dias 2 e 9 de setembro.
A presença nas baias será cerca de 40% a mais do que o registrado no ano passado. “E que já foi um número bem expressivo”, disse Cori Neto, do Núcleo de Criadores. “Virão animais de vários estados, como Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além dos haras baianos”.
De acordo com o criador de pôneis, o número destes animaizinhos é superior ao verificado na Expofeira apenas na Exposição Nacional. “Temos como meta realizar a Nacional no Parque de Exposição de Feira. Se não em 2019, será no ano seguinte”. Ranqueada, neste ano o julgamento será realizado nos dias 7 e 8.
Cori Neto ainda disse que a mostra terá a presença de animais de grandes valores, como um que virá do Rio Grande do Norte, campeão reservado (segunda colocação) na Exposição Nacional, realizada em junho em Belo Horizonte. “A metade do pônei foi vendida por R$ 50 mil”, disse o criador. Significa que metade do ano fica em um haras e a outra metade, em outro.