O mais novo bispo católico do Brasil irá atuar em Diocese no interior do Amazonas. Primeira missa será dia 30/07.
Calila Noticias , Araci |
17/07/2017 às 11:31
Ordenação do novo bispo
Foto: Calila
A manhã de domingo, 16 de julho de 2017 fica marcada na história do catolicismo do Município de Araci, pela ordenação de um bispo filho da terra. Padre José Ionilton Lisboa de Oliveira, 55 anos, nomeado bispo pelo papa Francisco no dia 19 de abril deste ano, e publicação no jornal L’Osservatore Romano, o religioso foi ordenado bispo durante uma missa campal em frente à Igreja Matriz.
Foi montada uma grande estrutura de palco, som e toldos, para a grande cerimonia que contou com a presença de todos os padres da Diocese de Serrinha e de dioceses vizinhas, Diocese de Itacoatiara onde Ionilton irá realizar o trabalho pastoral, além de dez bispos entre eles o Arcebispo de Feira de Santana Dom Zannoni, Bispo Emérito de Feira de Santana Dom Itamar Vian, Dom Ottorino Assolari e Dom Edgar Moreira da Cunha, bispo da Diocese de Fall River, Massachusetts, brasileiro, natural de Riachão do Jacuípe e único bispo da sociedade divina vocações, a qual pertence o mais novo bispo Ionilton. Religiosos de Itacoatiara e fiéis também viajaram milhares de quilômetros para acompanhar a ordenação.
O ato começou com uma procissão com todos os religiosos saindo da igreja Nossa Senhora da Conceição, percorreu a Praça da Conceição até o palco onde teve inicio quando Dom Ottorino deu boas-vindas e participou da concelebração, presidida por Dom Edgar Moreira.
Rito de Ordenação Episcopal – Os ritos centrais da ordenação episcopal, assim como da diaconal e da presbiteral, são a imposição das mãos e a “Oração consecratória”. Todavia, existem elementos próprios que diferem das outras ordenações. Na episcopal, impõem as mãos todos os bispos presentes, que são concelebrantes, na administração do sacramento da Ordem. Depois da imposição e antes da oração, coloca-se sobre a cabeça do ordenando o livro dos Evangelhos, aberto, todo esse ato foi acompanhado por milhares de fiés, muitos emocionados por um momento raro na história de Araci e do Território do Sisal.
O Bispo, ordenante principal, reza toda a “Oração consecratória” e os outros bispos, concelebrantes, rezam juntos a parte central, que invoca o Espírito Santo sobre o eleito. O conteúdo da oração, baseado no texto de Hipólito de Roma, é um pedido ao Pai, para que, o ordenando obtenha o mesmo Espírito de governo que Jesus recebeu e transmitiu aos seus apóstolos, para a edificação da Igreja.