Com Gusmão Blog e Ceijam da PM
Da Redação , Salvador |
23/04/2017 às 11:10
Tyrone Thomaz Aquino
Foto: Blog do Gusmão
O assassinato covarde do policial militar Tyrone Thomaz Aquino abalou Ilhéus. Na madrugada deste domingo (23), por volta das 22 horas, dois bandidos chegaram a pé na lanchonete Éric Hamburguer, onde o soldado estava à paisana e desarmado, e o surpreenderam com tiros pelas costas. O estabelecimento fica na rua Bela Vista, no Nelson Costa, bairro da zona sul da cidade. A Polícia Militar confirmou as informações ao Blog do Gusmão.
Segundo o major Robson, comandante da 68ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Tyrone não costumava portar arma fora do horário de serviço. Ultimamente passou a cumprir serviços internos, na rotina administrativa da 68ª CIPM. O major Pinheiro, comandante da 69ª CIPM, confirmou a este blog que o soldado estava mesmo desarmado quando foi surpreendido.
Os assassinos dispararam quinze vezes. Quatro disparos atingiram as costas de Tyrone. Forte e resistente, ele ainda estava vivo quando foi levado para o Hospital Geral Luiz Viana Filho. Na lanchonete, outra pessoa foi atingida por dois tiros, mas sobreviveu.
Segundo o major Robson, além dos quatro tiros nas costas, Tyrone foi baleado pelo menos outras cinco vezes pela frente. Conforme o major Pinheiro, ainda é necessário aguardar o laudo do Departamento de Polícia Técnica para confirmar o número exato de disparos que o atingiram. No entanto, já é possível afirmar que a causa específica da morte foi insuficiência respiratória.
De acordo com os comandantes, diferente do que tem sido noticiado, não é possível afirmar que o outro homicídio registrado na última madrugada tem relação com a morte do soldado. Tampouco se sustenta a informação de que o policial foi vítima de bala perdida.
O crime tem características de uma execução. Além do número de disparos, os assassinos não roubaram nada.
Como o homicídio ocorreu na zona sul, área da 69ª CIPM, o major Pinheiro comanda as diligências iniciadas logo após a morte do soldado.
NOTA DA PM
É com imenso pesar que a Polícia Militar informa o falecimento do soldado Tyrone Thomaz de Aquino Araújo, 44 anos, por volta das 2h15 deste domingo (23, após ser atingido por disparos de arma de fogo na Rua Gardênia, no bairro Nelson Costa, Zona Sul de Ilhéus.
O policial militar estava dentro de uma lanchonete e foi atingido por disparos de arma de fogo nas costas por quatro indivíduos que passaram num veículo.
Tyrone, que estava de folga, era solteiro, não tinha filhos, fazia parte da instituição há 20 anos e estava lotado na 68ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).
A Força Tarefa da Secretaria da Segurança Pública (SSP), encarregada em apurar crimes contra policiais militares, vai apurar as circunstâncias do ocorrido.
O sepultamento será realizado às 16 horas deste domingo (23), no cemitério São João Batista, no bairro Nelson Costa.