Bahia

CONQUISTA: Prefeitura passa o trator em 100 barracos na Maravilhosinha

Com informações do Blog do Anderson e Ascom Galo
Da Redação , Salvador | 19/03/2017 às 11:07
Construções irregulares na Serra do Piripiri foram ao chão
Foto: BA
  Recentemente, após conflito de vizinhança, um empresário ordenou a um dos seus funcionários a derrubar uma casa onde morava um homem de 38 anos e a sua mãe de 84, em Vitória da Conquista. Na manhã deste sábado (18) outro ato parecido foi autorizado pelo Governo Municipal atingindo famílias que construíram cerca de 100 barracos num terreno pertencente ao Município, localizado na Cidade Maravilhosa, loteamento do bairro Zabelê, às margens do Anel Rodoviário Jadiel Matos.

   Atendendo ao chamado de internautas o BLOG DO ANDERSON esteve in loco constatando a destruição e as marcas dos tratores que entraram em ação entre às 4h20min até às 6 horas, conforme informaram os moradores do espaço que recebeu o nome de Comunidade Maravilhosinha. Entre eles está o pastor Lorivando Conceição, 38, que divide a casa feita com restos de matérias de construção com sua esposa e três filhos. No vídeo abaixo, ao lado de outros camaradas, o Lourivando Conceição conta a sua versão.

   Procurada pelo BLOG DO ANDERSON, a “a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Infraestrutura, informa que as casas foram construídas de forma ilegal em uma área pública, protegida por lei, cabendo ao município cumprir a legislação e desocupar essas áreas. A Prefeitura informa ainda que as ações irão continuar de modo a garantir a proteção das áreas públicas, que não pertencem a governo ou a pessoas particulares, mas sim ao patrimônio do município. A Secretaria de Infraestrutura orienta os moradores a não fazerem investimentos nessas localidades e a procurar informações na Secretaria antes de iniciar qualquer construção, a fim de evitar transtornos maiores e a perda dos valores empregados na obra”.

  DEPUTADO CONDENA

   O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelino Galo (PT), condenou, de forma veemente, a derrubada de pelo menos 100 barracos, localizados na Cidade Maravilhosa, em Vitória da Conquista, pela prefeitura, na madrugada do sábado (18). De acordo com relato de moradores do bairro Zabelê, prepostos do poder público municipal chegaram ao local com máquinas por volta das 4h30 sem estabelecer qualquer tipo de diálogo. O terreno ocupado por eles há oito meses, na Serra do Piripiri, pertenceria ao município. 

   Galo considerou a medida “vergonhosa” e que a ação confirma que a atual gestão, liderada pelo prefeito Herzem Gusmão (PMDB), não tem sensibilidade social, nem políticas públicas voltadas ao desenvolvimento inclusivo do município. 

   “Nesses quase 100 dias eles só tem perseguido os mais pobres, prejudicado trabalhadores do campo e da cidade. As queixas são constantes. Se fosse numa área nobre, ocupada por ricos, certamente não chegariam de madrugada, não teriam a mesma atitude. É um governo desastroso, que persegue quem mais precisa, e que envergonha, portanto, Vitória da Conquista”, afirmou o parlamentar, ao considerar que “a prefeitura tem responsabilidade sobre o que acontecer com as 100 famílias desabrigadas”.