Bahia

LAURO: Mutirão SPM leva saúde, cidadania e arte para mulheres ITINGA

Com informações da Ascom PMLF
MC , Lauro de Freitas | 04/03/2017 às 18:38
Massagens foi um dos serviços oferecidos
Foto:

Maquiagem, limpeza de pele, arteterapia, aula de dança e massagem. Estes foram alguns dos serviços disponibilizados no Mutirão da Mulher - Serviço, Saúde e Cidadania, promovido neste sábado (4) pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SPM) de Lauro de Freitas.

A iniciativa, que abre a programação Março Mulher no município, contou com a colaboração de parceiros como o Sesc com orientações sobre saúde bucal e saúde da mulher,  e o Procom que fez palestra sobre direito do consumidor.

Para a secretária da SPM Bárbara Chaves a ação foi um sucesso. “Levar a Secretaria de Políticas para Mulheres até a comunidade nos oferece a possibilidade que vai além dos serviços. Ouvimos as mulheres, tentamos compreender suas necessidades. Foi muito bom ter a presença de instituições importantes com o Sesc e o Procon, Secretaria de Saúde do município, entre outros”.

Diretor de Assuntos Especiais do Procom, Paulo Teixeira ressaltou a importância da mulher  conhecer seus direitos como consumidora. “A maioria dos consumidores são mulheres e orientá-las é um serviço de cidadania, para que possam exercer o consumo consciente”, pontou.

Quem foi a Escola Municipal Dois de Julho neste sábado pôde também fazer testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis e conhecer o funcionamento do Centro de Referência Lélia Gonzalez, que presta assistência à mulheres vítimas de violência, e sair de lá já com atendimento agendado.

“Tô gostando muito, Já fiz teste de glicemia, aferi a pressão e fui ao dentista. São serviços que no dia a dia da gente o acesso é difícil e aqui deu pra fazer tudo”, contou Maria Luiza, 52 anos, moradora de Itinga.

Para as mulheres que queriam se qualificar, o Instituto Federal da Bahia  (IFBA) explicou o funcionamento da instituição e apresentou os cursos que são ofertados no campus de Lauro de Freitas.

Enquanto aguardava para uma sessão de massagem e segurando uma das flores distribuídas na atividade, Cíntia Cavalcante, 39 anos, moradora do Centro, elogiava o mutirão. “Estou adorando e vou aproveitar tudo. Nós mulheres merecemos”, disse.