Bahia

FEIRA:Ministro garante verba para duplicar trecho do Anel da Contorno

Ministro garante a José Ronaldo verba para duplicar trecho do anel de contorno no Orçamento 2018 da União
Da Redação , Salvador | 10/02/2017 às 20:20
Prefeito José Ronaldo com o ministro dos Transportes
Foto:

A futura obra de duplicação do trecho do anel de contorno de Feira de Santana entre o Complexo Viário Deputado Miraldo Gomes (às margens do bairro  Cidade Nova) e o hotel Pousada da Feira, antiga reivindicação dos feirenses e de moradores das cidades vizinhas que utilizam diariamente aquela via federal, terá recursos alocados junto ao Orçamento 2018 da União. A notícia foi dada nesta quinta-feira (09), pelo prefeito José Ronaldo.
 
Ele apresentou a informação em discurso durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, formado por representantes do Governo e da sociedade civil organizada, para discutir com lideranças de classes o novo projeto do Centro Comercial Popular. A garantia da dotação da verba para execução da obra é do ministro dos Transportes Maurício Quintella Lessa, com quem Ronaldo esteve em audiência na quarta-feira (08), em Brasília. Participaram do encontro o superintendente regional da Sudene na Bahia, Marcelo Neves, e o deputado federal baiano Paulo Azi.
 
“A duplicação do anel rodoviário, neste trecho, tem absorvido 60 a 70 por cento dos meus contatos em Brasília, nessas últimas viagens que fiz. É uma luta antiga do povo de Feira de Santana, que eu estou determinado a ver vitoriosa”, disse o prefeito. Segundo ele, esta obra extrapola o interesse local. “É um pleito de uma região, mas que contempla cidadãos do Brasil inteiro, que se utilizam desta via para se deslocar pelo país”.
 
BRS 116 NORTE E 101
 
O prefeito aproveitou a audiência com o ministro dos Transportes para confirmar com ele previsões anunciadas por Michel Temer, quando esteve com o presidente em audiência, dias atrás, relacionadas a obras de duplicação em trechos das BR 116 norte (Feira-Serrinha) e 101, de Feira de Santana até a divisa com o estado de Sergipe.
 
O ministro garantiu que recursos já se encontram assegurados para a duplicação da 116 norte no trecho de Feira a Tanquinho, justamente o que apresenta maior complicação de tráfego. “Este percurso de aproximadamente 20 quilômetros demanda hoje em dia em torno de uma hora, um sofrimento”, assinala Ronaldo. Em relação a duplicação da 101, entre Feira e a divisa com Sergipe, também conta com recursos garantidos e os trabalhos devem ser iniciados ainda este mês de fevereiro.

Conselho aprova projeto do Centro Comercial Popular
 
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico aprovou o projeto do Centro Comercial Popular, que deverá ser construído em área do Centro de Abastecimento, onde serão instalados 1800 boxes para abrigar os vendedores ambulantes do centro comercial. A apresentação da peça conceitual foi realizada pelo Governo Municipal, na tarde desta quinta-feira, 09, durante reunião com os conselheiros e representantes de diversos segmentos organizados da sociedade, no auditório do Hotel Acalanto.
 
O equipamento público será construído pelo Governo Municipal através de Parceria Público-Privada (PPP). Além de absorver os feirantes que atual atualmente no Centro da cidade, também cerca de 80 boxes para artesanato, medindo cerca de 20 metros quadrados, todos instalados no pavimento térreo. Já no pavimento superior será construído estacionamento com capacidade para 600 carros e com acesso por elevador. O Centro Comercial será implantado em área de 28 mil metros quadrados.
 
Destacando a importância do projeto para dinamizar o Centro comercial, o prefeito José Ronaldo de Carvalho afirmou que o Governo Municipal está em condições de começar a construção do equipamento até na primeira semana de abril. E garantiu que, se todas as partes envolvidas e a sociedade apoiarem a iniciativa, enquanto as obras estiverem sendo tocadas os artesãos não ficarão na rua. “A Prefeitura aluga um prédio aqui na Olímpio Vital e dá toda a assistência necessária. O projeto vai beneficiar e resolver o pr4oblema da cidade como um todo”, frisou.
 
Ao apresentar o novo projeto, o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Antônio Carlos Borges Júnior, ressaltou algumas ações que também serão realizadas visando revitalizar ainda mais o Centro de Abastecimento. Dentre elas a reforma e modernização do Galpão da Cebola, cujo projeto será apresentado futuramente.
 
A princípio, o projeto previa a distribuição dos boxes em dois pavimentos. Entretanto, por sugestão de alguns camelôs que temem falta de movimento de clientes no pavimento superior, a planta foi reestruturada, transferindo o estacionamento para o primeiro andar, o que agradou a to Conceição e a localidade de Terra Dura, no distrito d