Bahia

TRAGÉDIA DE CAMAÇARI: 9 mortos no incêndio da farmácia e luto 7 dias

Prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, estava em Cuiabá
Da Redação , Salvador | 24/11/2016 às 10:17
Pânico e socorro a algumas das vitimas na rua
Foto: Camaçari Noticias
   O prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, lamenta profundamente o incêndio ocorrido em uma farmácia no Centro da cidade, ontem (23), que matou nove pessoas e deixou outras 14 feridas. O gestor decreta luto oficial de sete dias no Município a partir de hoje (24/11) e se solidariza com os familiares e amigos das vítimas nesta hora de tristeza e dor.

   No momento do incêndio o prefeito estava em viagem oficial a Cuiabá, capital do Mato Grosso, mas ao saber da gravidade do caso decidiu retornar imediatamente a Camaçari.

   A Prefeitura, através dos órgãos competentes, como Defesa Civil, Sesau (Secretaria da Saúde) e STT (Superintendência do Trânsito e Transporte), prestou suporte durante o incêndio e seguirá prestando toda assistência necessária aos envolvidos e familiares.

CORREIO

Das nove pessoas que morreram na explosão seguida de incêndio em uma farmácia em Camaçari, na tarde de quarta-feira (23), pelo menos cinco delas tiveram os corpos totalmente carbonizados. A informação foi confirmada ao CORREIO pelo capitão do Corpo de Bombeiros Rodolfo, que coordena as forças de resgate. Entre os mortos está uma criança de 9 anos. Outras 14 pessoas ficaram feridas no acidente. As vítimas ainda não foram identificadas, mas há confirmação de que algumas são funcionários da farmácia.

"Três pessoas morreram na parte dos fundos onde  começou o fogo. Outras três morreram embaixo da laje que desabou. Duas morreram provavelmente por asfixia na parte do mezanino superior e outra encontramos embaixo dos escombros", afirma o capitão. O corpo da nona vítima ainda está na farmácia. A área está isolada e há cerca de 100 pessoas acompanhando o resgate na área fora o isolamento.  

CAMAÇARI NOTICIAS

As buscas nos escombros da Farmácia Pague Menos, localizada na Avenida Getulio Vargas, Centro de Camaçari, que pegou fogo no inicio da tarde desta quarta-feira, 23, continuam na manhã desta quinta-feira e completam 20h. Segundo informações nove corpos já foram encontrados carbonizados, e cerca de 14 feridos foram encaminhados para unidades hospitalares da região.

O acidente ocorreu em um momento em que a farmácia estava com vários clientes e funcionários. Além do incêndio, que foi provocado, provavelmente pelo estouro  de um cilindro de gás que na ocasião estava sendo utilizado para soldar algo na parte superior do estabelecimento, com a força  da explosão uma laje antiga de cerca de 42 metros desabou sobre as pessoas.

Os corpos foram encaminhados para o IML em Salvador e o reconhecimento só será possível, de acordo com informações, através de exames de DNA ou arcada dentária.

Lojas do entorno continuam fechadas, inclusive uma agência do Itaú que está com o acesso de clientes proibido. Um correntista que tentou entrar na área de auto-atendimento da agência por volta das 9h e foi impedido pelos policiais que fazem a segurança da área reclamou. “Podiam ter feito o  isolamento depois do banco”.