Bahia

SERRINHA: Educação patina com IDEB 3.7 e politicos falam em Micareta

Educação de nível médio em Serrinha está estagnada
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/09/2016 às 12:14
Escola municipal no destile do 7 de Setembro, em Serrinha
Foto: Ivoneide Bispo
   A educação básica em Serrinha segue estagnada com IDEB de 3.7% com detalhe de que o número de participantes da prova Brasil foi considerado insuficente pelo MEC. Uma vergonha. Esperava-se, depois de 8 anos do governo do PT no município, e 10 anos no Estado, houvesse avanço. Mas, nada, segue no mesmno patamar de 2011. Ou seja, patina. 

   Na relação Aprendizado (Prova Brasil) 4.63 x 0.79 Fluxo (Aprovação) obteve a média de 3.7. A meta estabelecida pelo MEC é 4.3 (nota). Serrinha está abaixo da média nacional e sem perspectiva de crescimento a médio prazo. Estima-se que só atingirá a meta em 2021.

   Na quinta-feira (8), o ministério apresentou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. O levantamento aponta que o ensino médio segue estagnado na média das escolas do país com índice 3,7 e não atingiu a meta de 4,3. O patamar se mantém desde a avaliação realizada em 2011.

   Do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, chamado de ensino fundamental 1, o Brasil alcançou Ideb de 5,5 e bateu a meta que era 5,2. Entretanto, no ensino fundamental 2, que compreende do sexto ao nono ano, o Brasil mais uma vez não cumpriu a meta nacional que era de 4,7, ficando com Ideb de 4,5.

O que é o Ideb

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

  COMENTÁRIO DO BAHIA JÁ

   Na atual campanha politica de Serrinha, os candidatos a prefeito falam pouco ou nada de educação. Um deles está prometendo retomar a Micareta na cidade e o outro levar cisternas para a zona rural. É isso, continuamos na idade média.