Via da Independência do Brasil
Calila , Coité |
08/09/2016 às 13:05
Desfile em Coité
Foto: Raimundo Mascarenhas
A tradição do desfile cívico para comemorar o Dia da Pária em Conceição do Coité está de volta. Pelo segundo ano a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte promove mais um grande desfile envolvendo praticamente todas as escolas da rede pública municipal com aproximadamente um mil alunos que desfilaram ao ritmo da Banda Marcial Escudeiros de Coité e Fanfarras convidadas.
O desfile teve como tema ” O Povo Constrói a História “. No primeiro bloco o público pode assistir a passagem dos alunos representando a Revoltas Indígenas e Revoltas Escravas.No segundo bloco uma faixa abria a ala com o titulo Ideias Iluministas – Liberdade, Igualdade e Fraternidade.Terceiro bloco – Revoltas Anticoloniais com destaque para Inconfidência Mineira – 1789. Teve também Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates 1789 e Revolução Pernambucana 1817.
O 4º bloco o destaque foi a vinda da Família Real para o Brasil e os benefícios que trouxeram. Os alunos carregavam molduras com fotos do Banco do Brasil, Biblioteca Nacional, implantação das Faculdades de Medicina e de Direito.Vinda da Missão Francesa. Alunos apresentaram também a ala 7 de setembro quando o Brasil deixou de ser colônia de Portugal.
0 5º bloco teve como tema: A luta continua,com os personagens que lutaram no pós independência. Lutas da Independência da Bahia – com destaques para os personagens Joana Angélica e Maria Quitéria; Luta Abolicionistas – Raquel de Queiroz e Duque de Caxias. Lutas na República com destaque para Canudos representado pelo personagem de Antônio Conselheiro; Revolta da Vicina com Osvaldo Cruz, Revolta da Chibata; marinheiro João Cândido e outros;Lutas contra Ditadura Evódio Ducas e Zeferino Carneiro;Lutas pelas Diretas Já – Padre José e Durvalina.
Na década dos anos 1980 o desfile em Coité tinha como destaque as escolas estaduais, com destaque para o Colégio Polivalente e Wercelêncio que levavam milhares de estudantes para o desfile e outros milhares de coiteenses para acompanhar o desfile.Nos anos 1990 o destaque ficou por conta das escolinhas infantis, mas com o passar do tempo as escolinhas foram desistindo de desfilar, até que sobrou apenas uma, a Escolinha Menino Jesus que manteve a tradição e por muitos anos, vinho sendo a única alternativa para quem desejava assistir o desfile cívico em Coité, juntamente com a Banda Escudeiros de Coité que se apresentava sem escola, até que nos últimos dois anos a secretaria de Educação do Município resolveu resgatar a tradição.