Ensaios, campeonato de equinos e desfile fazem a Independência da Bahia um momento único
Decom , Caetité |
16/06/2016 às 11:08
Caetité organiza o melhor 2 de Julho do interior da Bahia
Foto: Decom
Em reunião ocorrida no dia 8 de junho, no Auditório Municipal, representantes do governo municipal e grupos de montaria definiram vários detalhes da festa que comemora a data maior do estado da Bahia, o VIII 2 de Julho – Tradição em Movimento, de Caetité. Conheça agora o cronograma dos eventos.
Nos dias 19 e 26 de junho ocorrerão os dois últimos ensaios da festa, com desfiles que, partindo do Colégio Modelo, começam a preparar a cidade para a data mais importante do estado.
Ficaram assim os responsáveis pelos ensaios:
Dia 19: responsável - Grupo Ipiranga; auxiliar
Dia 26: responsável - Prefeito Municipal; auxiliar
No dia 12 de junho, data do primeiro ensaio, os responsáveis foram o Grupo de Montaria Cavaleiros do Rei.
No dia 26 também ocorrerá, no Curral Municipal (situado no Bairro Lamarão), o Campeonato de Equinos que, como foi decidido este ano, começará pelas provas de “Corrida de Argolinhas”, seguidas pelas provas de marcha e suas variantes. As inscrições, feitas no local, ocorrerão até as 10 h, pelos interessados.
Também no dia 26 haverá o tradicional “Levantamento do Mastro”, quando a bandeira do Império é hasteada na frente da Catedral de Senhora Santana, lembrando a independência do Brasil, só conquistada de forma definitiva após as lutas da Bahia.
DESFILES
O desfile da “Levada da Cabocla”, que ocorre na noite do dia 1º em que os cavaleiros seguem os carros com a alegoria da cabocla que derrota o dragão da tirania e o da Liberdade, este ano terá início já às 19 h. Isto facilitará o desenrolar do desfile. Os cavalos serão permitidos nas ruas da cidade até as 11 h da noite – improrrogável, e o controle será feito pela Polícia Militar.
No dia 2 o início será às 8h da manhã e a pontualidade dos grupos é imprescindível.
Com o objetivo de definir os parâmetros dos festejos o prefeito José Barreira expedirá um decreto específico para disciplinar o 2 de Julho de Caetité, a maior festa cívica do sertão baiano.