Bahia

CONDE ilhado pelas águas do Itapicuru e deputado Alex pede SOS a Inema

Deputado Alex Lima diz que a situação é bastante crítica
Da Redação com Ascons , Conde | 28/01/2016 às 11:17
Casas estão ficando submersas com a enchente do Itapicuru
Foto: CR
   As águas rio Itapicuru já invadiram as ruas do Conde, município do Litoral Norte da Bahia. Representante da região na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Alex Lima (PTN) demonstrou preocupação com o caso e falou sobre a gravidade do avanço das águas. 

  “O Conde já sofreu muito com enchentes e o alto volume de água nas cabeceiras do rio Itapicuru e seus afluentes, torna a situação ainda mais preocupante. A BA 233 já está tomada pelas águas o que pode causar a interdição do trecho, deixando o único acesso de estrada da cidade bloqueado”, disse o parlamentar, que tem buscado auxílio para o município. “Desde que a prefeita Marly Madeirol emitiu o comunicado de alerta, tenho falado diariamente com ela, com a Defesa Civil e órgãos do governo para que possamos dar todo suporte necessário ao Conde”, disse o parlamentar.

   Segundo Informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), é possível que o volume do rio Itapicuru continue aumentando nos próximos dias. Diante disso, a prefeitura do Conde já disponibilizou uma "Central de Atendimento 24 horas" para casos de emergência.

CONDE ILHADO

Os moradores do Conde (a 180 km de Salvador) estão ilhados nesta quinta-feira, 28, depois que o nível do rio Itapicuru subiu por conta das fortes chuvas que atinge a Bahia nos últimos dias. A maioria das ruas da cidade está alagada e não é possível entrar ou sair do município.

Inicialmente, a opção é desviar pela Barra do Itariri, mas, de acordo com moradores, essa localidade também está alagada. A população também enfrenta dificuldade para se locomover dentro da cidade.

PREFEITURA COMUNICADO
COMUNICADO URGENTE

A Prefeitura de Conde, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa que, moradores, comerciantes e fazendeiros devem ficar em alerta máximo a partir de hoje (22), visto que segundo informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, o Inema, provavelmente, nas próximas horas haverá risco de enchente no município de Conde em virtude do alto volume de água que se faz presente em toda a extensão do Rio Itapicuru.

“Pedimos que moradores, comerciantes e fazendeiros tomem todas as precauções possíveis devido ao alto volume de água presente nas cabeceiras do Rio Itapicuru, que impactará de forma direta o município de Conde. A situação é preocupante porque já tivemos em outras épocas, a exemplo de 89, enchentes fortes” garante Cláudio Teles, Coordenador de Meio Ambiente do município de Conde.

“A Prefeita Marly Madeirol, que tem pleno conhecimento das enchentes passadas, sensibilizada, já está tomando as devidas precauções para amenizar ao máximo o sofrimento da população condense. Inclusive, Ela se comprometeu em disponibilizar a sua empresa para ajudar os munícipes caso seja preciso” continua Cláudio Teles.

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já informou ao Inema sobre a necessidade de monitoramento do Rio Itapicuru e da necessidade de abertura de um canal com o objetivo de que a água possa escoar rapidamente, amenizando assim, os impactos da possível enchente” finaliza Cláudio Teles.

Para concluir, informamos que, caso seja preciso, o Governo Municipal disponibilizará escolas para que os desabrigados possam ficar e transporte para que todos possam se locomover sem maiores transtornos.