Bahia

 Casa das Artes do Vila das Dores e Sarinha encerram atividades

Os eventos foram marcados pelo ritmo entusiasmado da dança afro, pela delicadeza do ballet, pela magia do violino e o encanto da música
Secom Itabuna , Itabuna | 01/12/2015 às 16:48
 Casa das Artes do Vila das Dores e Sarinha encerram atividades
Foto: Nayalla Arguiz

Com amostras culturais da Casa das Artes - Vila das Dores, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e na Unidade Sarinha /Centro Social Urbano, respectivamente, na quinta e sexta-feira, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) encerrou as atividades dos projetos nestas localidades.  Os eventos foram marcados pelo ritmo entusiasmado da dança afro, pela delicadeza do ballet, pela magia do violino e o encanto da música.

Nas confraternizações, os espaços estiveram lotados com familiares e amigos dos cursistas, além de pessoas que foram prestigiar as crianças e adolescentes que durante o ano participam das oficinas. Segundo Luciana Seara, coordenadora da Casa das Artes Unidade – Sarinha, o ano foi de muita alegria.

“Quando a Casa das Artes foi implantada na comunidade, começamos com poucos cursos e a cada procura, a cada nova demanda, a Fundação teve o cuidado de aumentar o quadro das oficinas para agregar e diversificar a escolha dos alunos”, disse Luciana.

            Emily Santos, 20 anos, moradora do bairro Novo São Caetano, revela que quando começou a participar da Casa das Artes melhorou bastante sua autoestima. “Hoje me aceito como sou. Descobri a beleza negra através das oficinas de dança afro. Sou muito grata à Fundação pelo projeto Casa das Artes”, declarou a jovem.

            Nesta semana, a FICC vai realizar também o encerramento das atividades da extensão da Casa das Artes, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), bairro URBIS IV. A festa está programada para a sexta-feira, dia 4.  Já no dia 14, a programação será concluída com a apresentação do Coral da FICC, no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Vila das Dores. A entrada será franca.

            Neste ano mais de oito mil pessoas participaram das oficinas oferecidas pelo projeto “Casa das Artes”, da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).  Foram mais de 80 cursos gratuitos distribuídos em quatro unidades instaladas no Centro, Sarinha /CSU, Vila das Dores e Conceição.

O projeto conta ainda com extensões no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU); Fundação Padre Tonucci, no Monte Cristo; Casa de Jorge Amado, em Ferradas; e as duas “mini-casas” no Parque Boa Vista e no João Soares.